ELEIÇÕES 2024: Renovar a câmara municipal é preciso

 



(*) Taciano Medrado


Nas próximas eleições do dia 06 de outubro, os juazeirense terão oportunidade de mudar a composição da Câmara de vereadores. Tenho batido nessa tecla, pois é um dos pontos que defendo firmemente, o da não reeleição.

Penso que quatros anos sãos suficientes para que um cidadão, como vereador, possa contribuir com a sociedade e com o seu município, mais tempo que isso, o cargo eletivo já se transforma em “Emprego”, e não é.   

Novos players

O professor e especialista em marketing político, Marcos Marinho diz que   historicamente, há uma tendência de se buscar novos nomes na Câmara e percentual de renovação têm oscilado entre 50 e 60%.

Em   Juazeiro dos 21 vereadores eleitos no pleito de 2016 em Juazeiro, apenas sete conseguiram renovar os mandatos por mais quatro anos. A renovação das vagas na Câmera Aprígio Duarte Filho foi de 66,6%.

Quantitativamente bom, qualitativamente péssimo

O resultado das eleições de 2020, para vereador em Juazeiro quantitativamente pode ter sido bom, mas qualitativamente não foi, uma vez que os sete vereadores reeleitos possuíam  em média 3 mandatos consecutivos, ou seja, 12 anos, em media,  ocupando as cadeiras no legislativo juazeirense. É muito tempo!!

Já em Petrolina, no Sertão de Pernambuco, o percentual foi ao contrário de Juazeiro, a renovação foi muito menor. Dos 23 candidatos eleitos, apenas nove não estão exercendo mandato, perfazendo um percentual de 60,8%.


Separem meu CPF do meu CNPJ


Deixo claro que não tenho nada contra os vereadores de mandatos, mas defendo, e não abro mão, doa a quem doer,  o Estado democrático de Direto onde,  deve prevalecer alternância de poderes, sob pena de viveremos um regime contrário, a exemplo do que acontece na Venezuela, Cuba e na Rússia onde os mandatários governam por décadas. 


Eleitores ! pensem nisso! 


(*) Professor e analista político



Não deixe de curtir nossa página Facebook e também Instagram para mais notícias do Blog do professor TM

AVISO: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Blog do professor Taciano Medrado. Qualquer reclamação ou reparação é de inteira responsabilidade do comentador. É vetada a postagem de conteúdos que violem a lei e/ ou direitos de terceiros. Comentários postados que não respeitem os critérios serão excluídos sem prévio aviso.

Faça um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem