Duas estrelas baianas da MPB discutiram sobre o Apocalipse. Mas será que elas sabem verdadeiramente o que é ?

 



Da redação
Por: Taciano Medrado

O Carnaval de Salvador vai ficar marcado pelo imbróglio envolvendo duas estrelas da MPB, Ivete Sangalo e Baby do Brasil, em pleno circuito,  quando a extravagante Baby Consuelo, fez discurso religioso em cima do trio elétrico, chocando Ivete Sangalo. "Todos atentos porque nós entramos em apocalipse. O arrebatamento tem tudo para acontecer entre 5 e 10 anos. Procure o Senhor enquanto é possível achá-lo", declarou a cantora. Reveja a matéria, que viralizou nas redes sociais e gripos de Whats app, sobre o apocalipse.


A Rainha do Axé logo rebateu Baby: "Eu não vou deixar acontecer, porque não tem apocalipse certo quando a gente 'maceta' o apocalipse". Em seguida, Baby pediu para Ivete cantar 'Pequena Eva', mas a artista disse que iria interpretar 'Macetando', parceria sua com Ludmilla que já é considerado um dos maiores hits da folia de 2024.


Mas o que é mesmo o Apocalipse?


Apocalipse é o livro bíblico que traz a revelação de Jesus Cristo acerca dos tempos do fim. É o último livro da Bíblia e foi escrito pelo apóstolo João, provavelmente entre os anos 93 e 96 d.C, enquanto esteve exilado na ilha de Patmos.


A palavra "Apocalipse" significa revelação. Trata-se de um livro profético, do gênero apocalíptico e encerra os livros inspirados do Novo Testamento.


A revelação dos acontecimentos futuros foi dada por Deus aos Seus servos:


Revelação de Jesus Cristo, que Deus lhe deu para mostrar aos seus servos o que em breve há de acontecer. Ele enviou o seu anjo para torná-la conhecida ao seu servo João, que dá testemunho de tudo o que viu, isto é, a palavra de Deus e o testemunho de Jesus Cristo.


- Apocalipse 1:1-2


Como entender Apocalipse


Em primeiro lugar, precisamos ter humildade para aceitar que trata-se de um livro de difícil interpretação. Provavelmente, teremos dificuldades de identificar símbolos ou figuras estranhas que aparecem no livro do Apocalipse. Para compreender melhor o Apocalipse, precisamos lê-lo à luz dos outros livros da Bíblia. Além disso é preciso considerar o tipo de texto e o contexto no qual foi escrito para entendermos melhor o seu propósito.


Em segundo, precisamos entender que o Apocalipse retrata o desfecho final da revelação de Deus ao homem. Não é sobre o que nós queremos que seja, mas sobre o que Deus permitiu que soubéssemos. Nele é descrito como tudo culminará e sobre a soberania de Deus no controle da história, encerrando o quadro bíblico geral iniciado em Gênesis.


Em geral, importa saber que:


O Apocalipse, tal como toda a Bíblia, é centralizado em Jesus Cristo.


O propósito do livro é mostrar a soberania de Cristo e trazer uma resposta de esperança e consolo ao povo de Deus.


Há um alerta real aos incrédulos sobre o julgamento e a condenação eterna (para quem não crê e nem se arrepende).


O livro traz aos leitores (em todos os tempos) uma última advertência ao arrependimento e à perseverança em Cristo.


As profecias estão se cumprindo e o tempo do fim se aproxima.


Contextualização e estrutura do livro do Apocalipse


Para quem foi escrito?


Os destinatários imediatos do livro do Apocalipse foram as sete igrejas da Ásia Menor (atual Turquia). Os cristãos enfrentavam uma perseguição hostil naquela época por parte dos pagãos, dos judeus e do imperador Domiciano. O próprio apóstolo João havia sido banido para Patmos, ilha que servia como exílio penal, devido à intensa perseguição religiosa. O objetivo do autor era levar encorajamento aos crentes que eram diariamente confrontados na sua fé.


Nos primeiros capítulos (2 e 3) podemos ver um pouco dos problemas que as igrejas enfrentavam localmente. Mas, de modo geral, a Igreja de Cristo era atribulada por todos os lados. Assim, Deus transmite à João uma mensagem de esperança e alento: o prenúncio da vitória final contra todo o mal.


Características da mensagem


Trata-se de uma mensagem de esperança e confiança para os que são fiéis a Cristo. Contudo, o Apocalipse é considerado um livro de difícil compreensão, por conter determinados símbolos, figuras e códigos, tão comuns ao gênero apocalíptico. João, inspirado por Deus, usa esse tipo de texto para descrever a revelação maravilhosa que Jesus lhe concedeu.


Certamente, não era a intenção descrever com exatidão a ordem cronológica dos acontecimentos futuros. Mas de descrever as visões e o testemunho de Cristo revelados para a Igreja.


Através desse registro, os crentes desde o primeiro século, tem sido confortados com a expectativa da vitória e da vida eterna com Deus. As dores dos filhos serão recompensadas na intervenção final e definitiva de Cristo contra os Seus inimigos, no Seu reino eterno. Cristo voltará com poder e glória para buscar os Seus remidos, cumprir seus juízos e estabelecer o Seu Reino eternamente.


A soberania de Deus é realçada aqui no anúncio prévio da derrota do Maligno, do pecado e do sofrimento. Não se trata de um embate, cujo final é desconhecido. A revelação de Jesus antecipa-nos que o Cordeiro de Deus é vitorioso eternamente e dará fim a todas as forças do mal.


Além desses pontos, o Apocalipse é um livro que comunica esperança para o povo de Deus. Ele mostra-nos que aconteça o que acontecer, os filhos de Deus estarão seguros no Senhor e terão, pela graça de Jesus Cristo, a vida eterna.


Estrutura do livro Apocalipse


O último livro da Bíblia pode ser dividido em três partes:


Introdução e saudação do apóstolo João; prenúncio da visão que teve de Jesus Cristo glorificado (Capítulo 1)


Sete cartas às sete igrejas na Ásia Menor. Essas cartas exortavam acerca da condição das igrejas nos tempos de João, mas também prefiguram a condição da Igreja nos dias de hoje (Capítulos 2 a 3 ).


Visões acerca do fim (várias imagens sobre a grande tribulação, do Reino triunfal de Cristo, da vingança do Cordeiro, a destruição da besta e do falso profeta, o Juízo final, o novo céu e nova terra). Seis visões de João que esboçam uma espécie de paralelismo. Abrangem eventos que vão sendo revelados, ao longo da história até que tudo seja consumado no grande final. Muitos desses eventos, possuem interpretações distintas (Capítulos 4 a 22:5). Conclusão (22:6-21).


É provável que as profecias descritas no Apocalipse contenham duas possibilidades interpretativas: um elemento próximo e um distante. No primeiro caso, referindo-se a eventos da época de João, e o último elemento retratando eventos futuros.


Fonte: Resposta Bíblicas 



AVISO: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Blog do professor Taciano Medrado. Qualquer reclamação ou reparação é de inteira responsabilidade do comentador. É vetada a postagem de conteúdos que violem a lei e/ ou direitos de terceiros. Comentários postados que não respeitem os critérios serão excluídos sem prévio aviso.

1 Comentários

  1. Gosto de Baby Consuelo como cantora mas ela não tem fundamentos para falar tal coisas, especialmente o livro do Apocalipse que é muito complexo q nem muitos sábios sabem fazê-lo de forma correta. Parabéns por esse materia meu amigo, interessantíssima 👏👏

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem