Vale do São Francisco sedia encontro em comemoração à imigração japonesa no Brasil

Os municípios de Petrolina – PE e Juazeiro – BA, estarão sediando, de 26 a 27 deste mês, o 16º Encontro Bunkyo Rural, em comemoração aos 115 anos da imigração japonesa no Brasil e o 50º aniversário da chegada dos primeiros agricultores nipo-brasileiros ao Vale do São Francisco.


A partir do tema ‘A produção Agrícola no Semiárido Brasileiro’, e com uma  programação extensa que inclui visitas técnicas e palestras, o evento vai reunir autoridades a exemplo do embaixador do Japão no Brasil, Teiji Hayashi; o cônsul-geral do Japão de Recife – PE, Hiroaki Sano e o cônsul honorário de Salvador – BA, Roberto Mizushima.


Realizado pela Sociedade Brasileira de Cultura Japonesa e de Assistência Social (Comissão Bunkyo Rural / Prêmio Kiyoshi Yamamoto) em conjunto com a Acenibra – Associação Cultural e Esportiva Nipo-Brasileira do Médio São Francisco, o 16º Bunkyo Rural também já tem confirmada as participações do representante chefe do escritório do Brasil da JICA, Masayuki Eguchi; o presidente da JETRO São Paulo, Hiroshi Hara e o presidente da Sociedade Brasileira de Cultura Japonesa e de Assistência Social, Renato Ishikawa.


A inscrição é gratuita e com direito a certificado. De acordo com o presidente da comissão do 16° Bunkyo Rural, Nelson Kamitsuji, o propósito do evento é promover o intercâmbio de ideias e conhecimentos entre produtores, profissionais, pesquisadores, estudantes e empresários/fornecedores relacionados à área rural. O evento também marca os 40 anos da instalação do escritório da Cooperativa Agrícola de Cotia (CAC), em Juazeiro e instalação da estação experimental do projeto agrícola Curaçá, no município baiano de mesmo nome.


Na sexta-feira (26), serão realizadas visitas técnicas às fazendas exportadoras de frutas, propriedades rurais, Barragem de Sobradinho, almoço no barco e jantar na sede da Acenibra (Av. Irmã Dulce, 641- Malhada da Areia, Juazeiro), onde será feita a abertura oficial do encontro. No dia 27 de maio, sábado, o Hotel Grande Rio (Av. das Nações, 2 – centro Petrolina), sediará a programação técnica de palestras, iniciando às 8h30, com abertura do presidente da Sociedade Brasileira de Cultura Japonesa e de Assistência Social, Renato Ishikawa, seguida da palestra magna ‘Governança e Sucessão’, ministrada pelo engenheiro agrônomo, escritor, professor doutor de MBA na FGV – Fundação Getúlio Vargas SP, ex secretário de Meio Ambiente de São Paulo e ex presidente do Incra, Francisco Graziano Neto.


O ciclo de palestras prossegue até às 16h, com intervalo para o almoço, debatendo ainda temas a exemplo da relação entre o Japão e o Brasil, cooperação da JICA no desenvolvimento sustentável e o atual cenário da agricultura irrigada no Submédio São Francisco, além dos princípios fundamentais no controle das doenças, que será o assunto da palestra apresentada pelo consultor do Globo Rural, Chukichi Kurozawa (UNESP).


Mais informações na secretaria do Bunkyo, em São Paulo pelo telefone: (11) 3208-1755, com Aurora. Site oficial: http://www.bunkyorural.com.br/


Reproduzido da Agência CH.- Texto de Carlos Laerte 



Para ler a matéria na íntegra acesse nosso link na pagina principal do Instagram. www: professsortaciano medrado.com  e  Ajude a aumentar a nossa comunidade.

AVISO: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Blog do professor Taciano Medrado. Qualquer reclamação ou reparação é de inteira responsabilidade do comentador. É vetada a postagem de conteúdos que violem a lei e/ ou direitos de terceiros. Comentários postados que não respeitem os critérios serão excluídos sem prévio aviso.

Faça um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem