Representantes da Prefeitura de Juazeiro participam do Encontro Regional de Artesãs e Artesãos


Em uma iniciativa da Coordenação de Fomento ao Artesanato da Secretaria de Trabalho, Emprego, Renda e Esportes da Bahia (SETRE), produtoras e produtores de artesanato, associações e gestores estaduais e municipais participaram na manhã desta quarta-feira (10), do Encontro Regional de Artesãs e Artesãos no Armazém da Caatinga na orla de Juazeiro.


O secretário de desenvolvimento econômico, Carlos Neiva e o superintendente de cultura de Juazeiro, Júnior Mota, participaram do encontro representando a prefeitura de Juazeiro e tiveram a oportunidade de conversar com os artesãos.

 

“A questão do artesanato é um tema que precisamos aprofundar nas discussões, considerando a importância, não só econômica, como cultural e social. Estamos na expectativa de avançar nas parcerias com o Governo do Estado para adoção de políticas públicas que visem o desenvolvimento do setor, mas desde já, assumimos o compromisso inicial de criar uma oficina voltada para os artesãos e artesãs, para mostrar a importância da formalização através do Mei, usando a Sala do Empreendedor para ajudá-los na inscrição, disponibilizando ainda esse espaço para o cadastramento  da Carteira Nacional de Artesão (CNA), que é um credenciamento essencial para participação em feiras e a oferta do artesanato para lojas, então, vamos pensar nas melhores formas de ajudar o setor a se desenvolver”, afirmou Carlos Neiva.


Para o superintendente de cultura de Juazeiro, Júnior Mota, a reestruturação do setor é fundamental. “Precisamos reestruturar a cadeia produtiva do artesanato, ajudar a organização dos artesãos e artesãs de Juazeiro e fortalecer cada vez mais essa atividade econômica”, destacou Júnior Mota.


O coordenador de Fomento ao Artesanato da Bahia, Wesley Moreira, destacou para o público algumas ações da SETRE em todo estado. Foram discutidos, também, a Carteira Nacional de Artesão (CNA), as feiras regionais e nacionais, o programa de qualificação, a curadoria para exposição de produtos nas lojas do Artesanato da Bahia, além de empreendedorismo e microcrédito. “Estamos estudando com a Prefeitura de Juazeiro, e outros parceiros a disponibilidade de um programa de microcrédito, entre outras ações, porque nós entendemos que a região do São Francisco é rica culturalmente e isso pode e deve ser usado para geração de renda para os artesãos locais”, declarou Wesley Moreira.


Para ler a matéria na íntegra acesse nosso link na pagina principal do Instagram. www: professsortaciano medrado.com  e  Ajude a aumentar a nossa comunidade.

AVISO: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Blog do professor Taciano Medrado. Qualquer reclamação ou reparação é de inteira responsabilidade do comentador. É vetada a postagem de conteúdos que violem a lei e/ ou direitos de terceiros. Comentários postados que não respeitem os critérios serão excluídos sem prévio aviso.


Faça um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem