LEGISLATIVO: Votação do PL das fake news pode ser adiada; entenda a proposta

Foto ilustração internetGoogle

A votação do PL das fake news (2.620 de 2020) no plenário da Câmara dos Deputados está prevista para esta 3ª feira (2.mai.2023), por acordo entre as bancadas feito na última semana, mas pode ficar para outro momento. Não há consenso na base do governo de que o projeto seja aprovado.


Líderes partidários terão reunião nesta 3ª feira (2.mai) com o relator do texto, deputado Orlando Silva (PC do B-SP), e o presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), para avaliar se o PL será pautado.


“Minha expectativa é que amanhã seja feita a reunião de líderes e lá vai ser feita a avaliação de quando vai à pauta, se vai amanhã mesmo, se vai outro dia. Porque a decisão se dá sempre no dia da votação, ouvindo os líderes que têm consultado as bancadas sobre o texto que apresentei”, disse em entrevista ao Instituto Conhecimento Liberta.


A versão final da proposta foi protocolada na última de 5ª feira (27.abr.2023). Eis a íntegra (577 KB). O projeto de lei propõe a regulação das plataformas digitais, como Google, Meta, Twitter e TikTok. Também estende a imunidade parlamentar nas redes sociais para congressistas e autoridades públicas.


O texto inicial do projeto foi aprovado no Senado e está em tramitação na Câmara desde 2020. Se for aprovado, retornará para a análise dos senadores.


Para Orlando Silva, a base de apoio ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) na Câmara ainda não tem “solidez” para garantir a aprovação do projeto. O governo é a favor da proposta e fez sugestões ao texto.


O presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), defende que o texto seja votado, mas há resistência da oposição, das plataformas digitais e de frente parlamentares mais conservadoras, como a bancada evangélica.


“Contrários a essa proposta reuniu-se o bolsonarismo, as grandes plataformas digitais e frentes partidárias, parlamentares que têm um caráter mais conservador. Enfrentar essa turma não é fácil […] Na minha opinião, a base do governo, que poderia apoiar essa medida, ainda está em formação, em construção”, disse Orlando.


O presidente nacional do Republicanos, Marcos Pereira (SP), afirmou no sábado (29.abr) que a sigla deve votar contra o projeto. Declarou que, apesar dos ajustes, a proposta continua “ruim”.


O presidente do PL (Partido Liberal), Valdemar Costa Neto, disse na noite de 2ª feira (1º.mai) que seu partido não irá liberar a bancada para votar a favor do projeto. Em seu perfil no Twitter, Valdemar afirmou que o partido está orientando os congressistas filiados a votarem contra a proposta, por entender que a ideia não foi debatida com a bancada eleita em 2022 e por não ter sido “costurado” um acordo do PL de apoio ao PT (Partido dos Trabalhadores) –partido do presidente Lula.


O Google faz pressão contra a proposta e nessa 2ª feira incluiu o texto “O PL das fake news pode aumentar a confusão sobre o que é verdade ou mentira no Brasil” na página principal do buscador. A ação foi alvo de críticas por governistas e defendida pela oposição. O ministro Flávio Dino (Justiça) disse que acionará a Senacon contra Google e Twitter por “práticas abusivas“.


O Ministério Público Federal questionou o Google e a Meta sobre um possível favorecimento de conteúdos contrários ao PL. Em nota, o Google negou que tenha ampliado alcance de páginas contrárias ao projeto.


ENTENDA O PL DAS FAKE NEWS


A discussão ganhou destaque depois que a responsabilidade das big techs foi questionada diante de casos que envolvam publicações com discurso de ódio, apologia a crimes ou que disseminação de notícias falsas.


Inicialmente pensado como uma forma de conter disseminação de informações comprovadamente falsas, o projeto de lei agora propõe a regulação das plataformas digitais, como Google, Meta, Twitter e TikTok.


Entre as passagens mais relevantes da proposta, estão relatórios de transparência, remuneração a veículos jornalísticos, política de combate à desinformação, pagamento de direitos autorais, entre outros.


Representantes de plataforma digitais defendem que o texto é vago e que as empresas já adotam mecanismos para inibir a propagação de desinformação. Orlando Silva, no entanto, afirma que uma das principais mudanças propostas pelo PL é a “responsabilização das plataformas digitais”. Entre outras medidas, o texto responsabiliza as empresas por danos oriundos de conteúdos patrocinados (pagos). “Se há patrocínio, há corresponsabilidade”, afirma o relator.


RESPONSABILIZAÇÃO DE PROVEDORES


Alvo de contestações por parte das plataformas, este item prevê a responsabilização das big techs por danos causados por publicações indevidas publicadas por usuários.


O texto também diz que quando há patrocínio de desinformação, ou seja, quando um usuário paga a plataforma para que o conteúdo seja entregue a mais pessoas, a empresa será corresponsável e deverá ser responsabilizada.


Antes, as plataformas eram isentadas de responder por conteúdos de terceiros.


As big techs também terão de identificar e avaliar sistematicamente os riscos dos seus serviços e sistemas relacionados, tal como de algoritmos, assim como instalar um “protocolo de segurança” caso seja identificado risco iminente de danos pelo prazo de até 30 dias, com prorrogação de mais 30 dias.


Quanto ao impulsionamento de conteúdo, as plataformas devem “mitigar” conteúdos ilícitos e criminosos tais como de terrorismo, de atentado ao Estado Democrático de Direito, violência contra mulher, crianças, adolescentes e idosos, além de incitação ao ódio, ao racismo ou qualquer outro tipo de violência.


NOTIFICAÇÃO DOS USUÁRIOS


Em caso de descumprimento das regras por um usuário, os provedores devem estabelecer um sistema de notificação aos usuários das causas e da forma como o conteúdo foi suspenso, além dos procedimentos e prazos para exercer o direito de pedir a revisão da decisão. 


A Lei também determina que as empresas devem manter a identificação da ação judicial que resultou na moderação de conteúdos, exceto em processos sigilosos.


TRANSPARÊNCIA


O tópico do PL que garante a transparência entre empresa, usuários e governo é a elaboração de relatórios semestrais com informações dos procedimentos de moderação de conteúdo e uma auditoria anual externa e independente para avaliação do cumprimento do disposto na lei.


Como a maior parte das plataformas reguladas são estrangeiras, o PL determina que elas devem disponibilizar os termos de uso em português e “de forma acessível, com informações claras, públicas e objetivas, ressalvados os segredos industrial e comercial”. 


Também devem explicar os sistemas de recomendação de conteúdo, ressalvados os segredos comercial e industrial, nos termos de uso.


PUBLICIDADE


A partir de agora, não é qualquer usuário que poderá promover anúncios dentro das plataformas. De acordo com o texto, anunciantes que queiram promover propaganda terão que apresentar documento válido em território nacional. A medida evita que conteúdos falsos ou golpes se propaguem com facilidade.


As big techs também devem deixar disponíveis informações do histórico dos conteúdos publicitários com os quais o usuário teve contato em 6 meses.


REMUNERAÇÃO DE CONTEÚDO JORNALÍSTICO


Segundo o texto, conteúdos jornalísticos utilizados pelos provedores produzidos em quaisquer formatos, que incluem texto, vídeo, áudio ou imagem, deverão ser remunerados.


Terá direito à remuneração a empresa com ao menos 2 anos de formação e que produza “conteúdo jornalístico original de forma regular, organizada, profissionalmente e que mantenha endereço físico e editor responsável no Brasil”.


DIREITOS AUTORAIS


Agora, conteúdos protegidos por direitos de autor e direitos conexos utilizados pelas redes sociais podem ser remunerados pelos provedores.


O trecho foi incluído pelo relator Orlando Silva e assegura aos artistas uma remuneração pela reprodução de conteúdos protegidos pela lei de direitos autorais nas plataformas digitais.


Na última 3ª feira (25.abr.2023, artistas como Marisa Monte, Gloria Pires, Paula Lavigne, Caio Blat e Frejat estiveram na Câmara dos Deputados para conversar com líderes de partidos e garantir a inclusão do trecho.


PROTEÇÃO DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES


Um dos focos deste item é limitar a publicidade dirigida para este público. A lei define que “os provedores devem criar mecanismos para impedir o uso dos serviços por crianças e adolescentes”, quando não for apropriado para este público. Além disso, veda a criação de “perfis comportamentais de crianças”. 


Também veta a criação de perfis comportamentais de usuários crianças e adolescentes a partir da coleta e do tratamento de dados pessoais.


APLICATIVOS DE MENSAGEM


Plataformas de mensagem instantânea, como Whatsapp e Telegram, deverão “desabilitar de forma automática a inclusão em grupos e listas de transmissão” e “garantir a privacidade e projetar suas plataformas para limitar a distribuição massiva de conteúdos e mídias, devendo, com essa finalidade”.


Além disso, essas redes deverão –quando houver determinação judicial– manter “informações suficientes” para identificar a 1ª conta denunciada por outros usuários quando em causa o envio de conteúdos ilícitos


Este trecho da lei reflete diretamente o caso em voga atualmente em que a Justiça Federal do Espírito Santo bloqueou o Telegram no Brasil depois que a plataforma não entregou à PF (Polícia Federal) informações de grupos nazistas e neonazistas publicadas nas redes sociais.


IMUNIDADE PARLAMENTAR ONLINE


A imunidade parlamentar de políticos se estenderá ao ambiente digital. Por exemplo, como um congressista não pode ser condenado por uma opinião no plenário, também não poderá por possíveis comentários irregulares online.


No entanto, mesmo com a imunidade parlamentar, políticos podem ser processados pelo STF (Supremo Tribunal Federal).


Políticos brasileiros não poderão mais bloquear outros usuários porque suas contas, segundo o texto, será considerada de “interesse público” e precisa estar aberta a quem quiser acessar.


TRAMITAÇÃO


Em 25 de abril, os deputados aprovaram o requerimento de urgência para o PL. A votação teve 238 a favor e 192 contra – eis a tabela com o voto de cada congressista.


O projeto foi aprovado no Senado e está em tramitação na Câmara desde 2020. Leia aqui a íntegra (194 KB) da 1ª proposta apresentada ao Congresso, em 3 de julho de 2020.


O texto teve ajustes, portanto, se for aprovado na Câmara, retornará para a análise do Senado.


Com informações do Poder 360


Para ler a matéria na íntegra acesse nosso link na pagina principal do Instagram. www: professsortaciano medrado.com  e  Ajude a aumentar a nossa comunidade.

AVISO: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Blog do professor Taciano Medrado. Qualquer reclamação ou reparação é de inteira responsabilidade do comentador. É vetada a postagem de conteúdos que violem a lei e/ ou direitos de terceiros. Comentários postados que não respeitem os critérios serão excluídos sem prévio aviso.

Faça um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem