LEGISLATIVO: Programa de bolsas de estudo para atletas e paratletas é proposto por Jordávio Ramos na Bahia

"Com a criação do Programa 'Fazatleta+', estudantes-atletas poderão conciliar esporte e estudos", diz o deputado estadual, autor do projeto


Em uma iniciativa voltada para o incentivo ao esporte e à educação, o deputado estadual Jordávio Ramos (PSDB) apresentou o Projeto de Lei que propõe a criação do Programa Estadual de Bolsas de Estudo para Atletas e Paratletas do Estado da Bahia, denominado "Fazatleta+". A proposta tem como objetivo conceder bolsas de estudo em instituições de ensino superior particulares aos estudantes que se destacarem em modalidades esportivas e obtiverem conquistas nacionais e internacionais.


Segundo o deputado Jordávio Ramos, autor da proposição, o Programa "Fazatleta+" visa proporcionar aos estudantes-atletas a oportunidade de dar continuidade aos seus estudos em instituições de ensino superior particulares, caso não obtenham vaga em universidades públicas ou optem por essa modalidade de ensino. “A intenção é conciliar os treinamentos e competições esportivas com uma formação acadêmica de qualidade, estimulando o desenvolvimento tanto esportivo quanto intelectual dos jovens”, disse.


Para ser elegível ao benefício do programa, os estudantes deverão cumprir alguns requisitos, como ter se destacado em competições esportivas promovidas pelas confederações brasileiras das modalidades reconhecidas pelo Comitê Olímpico Brasileiro ou pelo Comitê Paralímpico Brasileiro, conquistar medalhas nacionais ou internacionais em competições oficiais reconhecidas pelos respectivos comitês, obter boas notas no ensino médio, comprovadas por meio de histórico escolar, e não ter obtido vaga em universidade pública ou optado por essa modalidade de ensino.


O programa será gerenciado pela Secretaria de Educação e pela Superintendência dos Desportos do Estado da Bahia (SUDESB), em parceria com as instituições de ensino superior particulares interessadas em participar. As instituições deverão reservar no mínimo 10% de suas vagas em cada curso para os estudantes contemplados pelo programa.


A proposta também prevê incentivos para as empresas situadas no estado da Bahia que apoiarem financeiramente o Programa "Fazatleta+". O abatimento no Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) será concedido às empresas mediante aprovação da Comissão Gerenciadora do Programa. Essa medida visa estimular o investimento privado no esporte, promovendo uma maior democratização do acesso ao esporte e ao ensino superior.


O deputado Jordávio Ramos justifica a importância da iniciativa, citando exemplos de sucesso no Brasil e nos Estados Unidos. Ana Marcela Cunha, campeã olímpica de natação, é um exemplo de atleta baiana que precisou sair do estado para nadar na Universidade Santa Cecília, em Santos. “Ana Marcela é hexacampeã mundial da prova de 10km de Maratonas Aquáticas em águas abertas. Nossa multicampeã, precisou sair da Bahia e ir para outro estado, pois aqui não deu estrutura que ela precisava”, pontuou.


Ascom - Jordávio Ramos 

Para ler a matéria na íntegra acesse nosso link na pagina principal do Instagram. www: professsortaciano medrado.com  e  Ajude a aumentar a nossa comunidade.

AVISO: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Blog do professor Taciano Medrado. Qualquer reclamação ou reparação é de inteira responsabilidade do comentador. É vetada a postagem de conteúdos que violem a lei e/ ou direitos de terceiros. Comentários postados que não respeitem os critérios serão excluídos sem prévio aviso.

Faça um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem