LAVA - JATO: Desembargador cancela audiência e tira juiz desafeto de Moro e Deltan de delação de Palocci

O desembargador Loraci Flores de Lima, do Tribunal Regional Federal da 4ª Região, suspendeu a audiência em que ex-ministro Antônio Palocci Filho (Fazenda/Governo Lula; Casa Civil/governo Dilma) pretendia rediscutir termos de seu acordo de delação premiada fechado no bojo da Operação Lava Jato, mais especificamente sobre a ‘espontaneidade’ do pacto – um dos requisitos para sua celebração.


AUDIÊNCIA CANCELADA


Palocci seria ouvido nesta sexta-feira, 19, pelo juiz da 13ª Vara Federal de Curitiba Eduardo Appio desafeto do senador Sérgio Moro e do deputado cassado Deltan Dallagnol, respectivamente ex-juiz e ex-procurador da Lava Jato. Quando marcou a data para ouvir Palocci, Appio anotou que o procedimento teria como tema ‘e ‘eventuais abusos e prática de tortura contra Antonio Palocci Filho’.


Após a decisão de Lima, a ‘audiência de justificação de liberdade provisória’ foi cancelada.


LEIA A DECISÃO QUE HAVIA AGENDADO A AUDIÊNCIA


Ao suspender a decisão de Appio de agendar a oitiva, o desembargador Loraci Flores de Lima argumentou que o juiz da 13ª Vara Federal de Curitiba era ‘incompetente’ para marcar a audiência de Palocci com vistas a discutir os termos da delação do ex-ministro.


O magistrado ressaltou que o acordo fechado entre o ex-ministro e a extinta força-tarefa da Lava Jato do Ministério Público Federal de Curitiba foi homologado pelo TRF-4. Assim, só cabe à Corte analisar os termos da delação de Palocci, argumentou Lima.


“É dizer, uma vez homologado o acordo por este Tribunal Regional Federal, o juízo de origem não detém competência para a prática de qualquer ato que respeite à homologação ou eventual rescisão do pacto”, ponderou. “Caso a defesa tenha interesse em discutir, de qualquer modo, o referido acordo, cabe a ela provocar esta Corte Regional, em procedimento próprio”, completou.


A decisão atendeu a um pedido da Procuradoria, que argumentou não ser ‘juridicamente cabível’ que o juízo da 13ª Vara Federal Criminal de Curitiba realizasse atos processuais em caso que não foi decidido pela Vara.


Ao analisar o caso, Loraci Flores de Lima anotou que Appio marcou a audiência do ex-ministro no bojo de um processo que somente visou informar a 13ª Vara Federal de Curitiba sobre os termos do pacto fechado por Palocci.


Nessa linha, o desembargador ponderou que Palocci pretendia prestar ‘esclarecimentos’ sobre a ‘espontaneidade’ de sua delação - um dos requisitos para a homologação do acordo – e explicou que tal rediscussão só poderia se dar perante o TRF-4, que foi responsável por validar o acordo.


O magistrado chegou a reproduzir uma das cláusulas da delação de Palocci, que indica que eventual rescisão do acordo só seria decidida pela 8ª Turma do TRF-4, após audiência de justificação - como a que havia sido agendada por Appio.


O juiz da 13ª Vara Federal Criminal de Curitiba tem dez dias para prestar informações que entender necessárias sobre o caso ao TRF-4.


Para ler a matéria na íntegra acesse nosso link na pagina principal do Instagram. www: professsortaciano medrado.com  e  Ajude a aumentar a nossa comunidade.

AVISO: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Blog do professor Taciano Medrado. Qualquer reclamação ou reparação é de inteira responsabilidade do comentador. É vetada a postagem de conteúdos que violem a lei e/ ou direitos de terceiros. Comentários postados que não respeitem os critérios serão excluídos sem prévio aviso.

Faça um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem