Gestores da Rede Municipal de Ensino participam de encontro formativo em alusão ao Maio da Diversidade

Gestores, vice-gestores e coordenadores pedagógicos da Rede Municipal de Ensino de Juazeiro participaram, nesta sexta-feira (26), do encontro formativo ‘Educação e Diversidade na Escola’, realizado no auditório da Secretaria de Educação e Juventude (Seduc). A ação foi promovida pelo Núcleo de Cidadania de Adolescentes (Nuca) da Prefeitura de Juazeiro, em parceria com a Diretoria de Diversidade da Secretaria de Desenvolvimento Social, Mulher e Diversidade (Sedes).


A atividade, que integra a programação do ‘Maio da Diversidade’ no município, teve como objetivo discutir o enfrentamento à transfobia e homofobia na educação. “Esse momento foi pensado em resposta aos casos de homofobia e transfobia que vêm acontecendo em Juazeiro. Nosso objetivo é romper com o ciclo de violência, trabalhar para que essas práticas não aconteçam no ambiente escolar e garantir que as pessoas LGBTQIAP+ possam habitar esse espaço com segurança e respeito”, frisou o diretor interino de Diversidade, Andrey Antony, na abertura do evento.


A mobilizadora do Nuca, Greice Kelly, ressaltou também a influência dos jovens do Núcleo na promoção da palestra. “Essa atividade é resultado também de uma reivindicação dos adolescentes do Nuca que querem se sentir respeitados. Sabemos que existe preconceito na escola, mas o preconceito se combate com informação. Então, organizamos esse momento para que os gestores, vice-gestores e coordenadores pedagógicos sejam multiplicadores dessa informação”, afirmou Greice Kelly


A ação também contou com a participação da superintendente de Gestão Escolar, Programas e Projetos da Seduc, Maria Alexandrina Araújo, que recepcionou os gestores e reforçou o papel da escola na luta contra o preconceito. “Não podemos ver mudança de comportamento nas pessoas, sem passar pela escola e pelos professores. Criamos esse momento porque entendemos que é na escola que quebramos qualquer tipo de preconceito e toda pessoa LGBTQIAP+ tem direito a respeito, cidadania e dignidade onde quer que vá”, pontuou a gestora


Diversidade na Educação


Durante o encontro, o advogado da Procuradoria Geral do Município e mestrando em Educação e Direitos Humanos pela Universidade de Pernambuco (UPE), Márcio Murilo, falou sobre as normas e implicações jurídicas relacionadas às questões de gênero e diversidade no âmbito escolar. “Abordamos as normas e princípios que norteiam a educação nesse sentido, além de alguns objetivos que são tratados pela Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB) e pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC), documentos que normatizam a forma como deve ser tratado qualquer tipo de lgbtfobia no âmbito escolar”, contou Márcio Murilo.


Gestor da Escola Municipal Maria Monteiro Bacelar, Aurílio Marcos avaliou positivamente a formação. “A discussão do enfrentamento à LGBTfobia nas escolas é importante porque nos fornece o conhecimento necessário para tratar esse tema na escola, acolher os nossos alunos e provocar o debate para toda a comunidade escolar entender a necessidade de respeitar a diversidade de gênero”, finalizou Aurílio.


Texto: Eneida Trindade – Ascom/Seduc/PMJ

Fotos: Pedro Ângelo



Para ler a matéria na íntegra acesse nosso link na pagina principal do Instagram. www: professsortaciano medrado.com  e  Ajude a aumentar a nossa comunidade.

AVISO: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Blog do professor Taciano Medrado. Qualquer reclamação ou reparação é de inteira responsabilidade do comentador. É vetada a postagem de conteúdos que violem a lei e/ ou direitos de terceiros. Comentários postados que não respeitem os critérios serão excluídos sem prévio aviso.

Faça um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem