GANHANDO TEMPO: Votação do PL das Fake News é retirada da pauta da Câmara dos Deputados

Foto reprodução

Após reunião com os líderes partidários, o presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (Progressistas), decidiu retirar da pauta a votação do Projeto de Lei das Fake News. A decisão atendeu a pedido do autor do PL, deputado Orlando Silva (PC do B), que defendeu que, por causa das muitas sugestões feitas ao texto, é necessário mais tempo para avaliar possíveis alterações no projeto.


A votação do PL 2.630, que estava marcada para ocorrer nesta terça-feira (2/5), esquentou a temperatura política e teve desdobramentos judiciais. O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal, ordenou que a Polícia Federal escute os presidentes das big techs Google, Meta e Spotify, além do serviço de stream Brasil Paralelo, sobre anúncios contra o PL das Fake News.


Na mesma decisão, o ministro também determinou que todos os textos, anúncios e informações veiculados e impulsionados a partir do Google contra o PL fossem tirados do ar.


A decisão — tomada no bojo do Inquérito das Fake News — foi provocada pela divulgação de um estudo da Universidade Federal do Rio de Janeiro indicando que as plataformas estão manipulando resultados de busca para influenciar negativamente a percepção dos usuários sobre o PL.


Também nesta terça, o Ministério da Justiça emitiu medida cautelar contra o Google Brasil por causa de uma publicação contra o Projeto de Lei 2.630 fixada na página inicial do buscador.


O link trazia a seguinte chamada: "O PL das fake news pode aumentar a confusão sobre o que é verdade ou mentira no Brasil". 


O movimento das big techs também foi questionado pelo Ministério Público Federal de São Paulo, que determinou na segunda-feira (1º/5) que o Google e a Meta (empresa responsável por Facebook, Instagram e WhatsApp) prestem informações, em até dez dias, sobre suas ações recentes contrárias ao PL das Fake News. 


Com informações da Revista Consultor Jurídico


Inq 4.781


Para ler a matéria na íntegra acesse nosso link na pagina principal do Instagram. www: professsortaciano medrado.com  e  Ajude a aumentar a nossa comunidade.

AVISO: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Blog do professor Taciano Medrado. Qualquer reclamação ou reparação é de inteira responsabilidade do comentador. É vetada a postagem de conteúdos que violem a lei e/ ou direitos de terceiros. Comentários postados que não respeitem os critérios serão excluídos sem prévio aviso.

Faça um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem