TERRORISMO NO CAMPO: MST ocupa escritório da empresa Ferbasa e 4 latifúndios no Rio Grande do Norte e na Bahia

Na manhã desta terça-feira (2), o escritório da Companhia de Ferro das Ligas da Bahia (Ferbasa), empresa que atua nas áreas de mineração, produção de eucalipto e metalurgia, foi ocupado pelo Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) na cidade de Maracás (BA).  As informações são de Gabriela Moncau do Brasil de Fato.

Além disso, neste fim de semana que antecedeu o Dia do Trabalhador, o movimento ocupou três latifúndios no Rio Grande do Norte e um na Bahia. De acordo com o MST, as quatro áreas estavam improdutivas. 


Na manhã desta terça-feira (2), o escritório da Companhia de Ferro das Ligas da Bahia (Ferbasa), empresa que atua nas áreas de mineração, produção de eucalipto e metalurgia, foi ocupado pelo Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) na cidade de Maracás (BA).  


Além disso, neste fim de semana que antecedeu o Dia do Trabalhador, o movimento ocupou três latifúndios no Rio Grande do Norte e um na Bahia. De acordo com o MST, as quatro áreas estavam improdutivas. 


“O MST ocupa o escritório [da Ferbasa] reivindicando que haja uma reunião da empresa com o Incra, o governo federal e o governo do Estado para pacificar essa situação, uma vez que existe um acordo de 2017 dessa empresa ceder uma quantidade de hectares de terra para assentar famílias na região e nunca foi cumprido”, expõe Abraão Brito, articulador político do MST na Chapada Diamantina. 


O Brasil de Fato entrou em contato com a Ferbasa, mas não teve um retorno até o fechamento da matéria. Caso a empresa nos forneça sua posição, o texto será atualizado.


Ainda na região da Chapada Diamantina, mas na cidade de Boa Vista do Tupim (BA), 130 famílias sem-terra ocuparam, na madrugada de sábado (29), a Fazenda Boa Esperança. “A área”, diz nota do movimento, “está abandonada há 18 anos e possui uma extensão de 1.300 hectares de terra improdutiva”. 

 

Ocupações no Rio Grande do Norte 


Em Macaíba (RN), na região metropolitana da capital potiguar, 70 famílias da Brigada Zumbi dos Palmares, do MST, ocuparam uma área da prefeitura na noite de sexta-feira (28). O terreno foi batizado pelos ocupantes de “comuna urbana Elizabeth Teixeira”, em homenagem à trabalhadora rural e ativista que atuou nas Ligas Camponesas na Paraíba e lutou contra a ditadura militar. Teixeira tem, atualmente, 98 anos. 


No sábado (29), outros dois latifúndios foram ocupados no Rio Grande do Norte por 230 famílias: a fazenda Terra Nova, na cidade de Riachuelo, e a fazenda Ubatuba, no município de Ielmo Marinho. Esta última já teve uma parte desapropriada em 2009. Os sem-terra reivindicam que toda a área seja destinada à reforma agrária

 

As ações integram a jornada de lutas que o movimento realiza todos os anos no mês de abril, em memória ao Massacre de Eldorado do Carajás. Neste ano, o lema foi “Contra a Fome e a Escravidão: por Terra, Democracia e Meio Ambiente”. 



Para ler a matéria na íntegra acesse nosso link na pagina principal do Instagram. www: professsortaciano medrado.com  e  Ajude a aumentar a nossa comunidade.

AVISO: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Blog do professor Taciano Medrado. Qualquer reclamação ou reparação é de inteira responsabilidade do comentador. É vetada a postagem de conteúdos que violem a lei e/ ou direitos de terceiros. Comentários postados que não respeitem os critérios serão excluídos sem prévio aviso.

Faça um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem