ESPAÇO DO LEITOR: Tenha Autonomia Emocional em todas áreas da sua vida.

 


Por: Pastor Teobaldo Pedro

Autonomia significa literalmente fazer as próprias regras de vida. Um ser humano autônomo é quem decide o que é melhor para si sob diversos aspectos. Autonomia não implica prescindir do outro nas relações humanas, mas aponta na direção da clareza com se decide qual a melhor forma de se viver a própia vida. Autonomia emocional diz respeito à capacidade de se autogerir, decidindo o que considerar melhor para si e se refazendo sozinho em meio a perdas, fracassos e decisões mal feitas.


Um dia nossa vida não poderá mais permanecer sob  tutela emocional de outrem numa simbiótica e total dependência de terceiros. No dia em que percebemos isso alinhamos os conceitos de Liberdade e Responsabilidade e aprendemos a relacionar causa com consequência. E é nesse dia que começamos a alcançar nossa maioridade emocional


Isso não significa que não sentiremos mais, ainda que eventualmente, a necessidade de ouvir o outro e com esse empatizar relacionalmente. Porém, com um detalhe que fará toda a diferença: A palavra final sobre o que fazer e o como lidar com os próprios desafios na alma e relações interativas será única e exclusivamente do individuo agora autoconsciente de suas próprias escolhas e consequências destas. Para os judeus, por exemplo, aos 12 anos o filho passa por um ritual e se faz responsável pelos próprios atos aos olhos de sua religião.


Em nossa sociedade consideramos as  crianças como não-responsáveis e não-capazes de assumirem a tutela de suas próprias escolhas e ações. Mas, uma vez com idade e maturidade individual suficientes para perceber uma realidade por si mesmo o ser humano deve e precisa gradativamente ir se desligando dessa dependência infante assumindo, pouco a pouco, o controle da própria existência. Isso porque pessoas dependentes de outras nas decisões pessoais terceirizam suas vidas pela entrega, consciente ou não, do poder de decisão emocional sobre si. E com exceção de quem for comprovado como sendo um ser mentalmente incapaz, somente o próprio individuo é suficientemente apto para avaliar se determinada escolha, ideia ou decisão será nociva ou não para si. Comece a assumir o controle da sua própria vida.

Para ler a matéria na íntegra acesse nosso link na pagina principal do Instagram. www: professsortaciano medrado.com  e  Ajude a aumentar a nossa comunidade.


AVISO: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Blog do professor Taciano Medrado. Qualquer reclamação ou reparação é de inteira responsabilidade do comentador. É vetada a postagem de conteúdos que violem a lei e/ ou direitos de terceiros. Comentários postados que não respeitem os critérios serão excluídos sem prévio aviso.


Faça um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem