Maternidade de Juazeiro: Prefeitura de Juazeiro oferta atendimento completo aos Recém-Nascidos nas primeiras horas de vida

O ‘Estatuto da Criança e do Adolescente’, instituído pela Lei Federal n° 8.069/1990 e também a normativa do Ministério da Saúde, Portaria MS/GM n° 930/2012 garantem ao Recém-Nascido (RN) em todas as unidades neonatais brasileiras, públicas e privadas a realização dos testes de triagem neonatal: pezinho, olhinho e orelhinha, entre outros. Em Juazeiro todos esses procedimentos estão garantidos na rede municipal de saúde, uma vez que a Prefeitura de Juazeiro, através da Secretaria Municipal de Saúde (Sesau), trabalham para garantir a saúde do RN nas suas primeiras horas e dias de vida.


“Na Semana do Bebê, quando destacamos a importância do investimento na primeira infância para uma sociedade com indivíduos saudáveis tanto fisicamente como emocional, temos que informar sobre os procedimentos realizados nas primeiras horas de vida dos nascidos na nossa maternidade. Muitas mães e familiares não têm conhecimento dos procedimentos realizados nos bebês para garantir a saúde do recém-nascido nas suas primeiras horas e dias de vida”, destacou a prefeita Suzana Ramos, acrescentando que “é uma luta diária e conjunta, com parceria de várias instituições, para reduzirmos cada vez mais os índices de mortalidade infantil no município”, completou Suzana Ramos.


A coordenadora de enfermagem da Maternidade de Juazeiro, Flávia Ribeiro enfatizou que na unidade, a atenção ao neonatal é integral. “Os Recém-Nascidos passam pelos procedimentos clínicos atestando todas as condições de saúde e depois são encaminhados para os testes que vão indicar a saúde do bebê”, relatou a enfermeira


Testes e procedimentos


Flávia citou os testes e procedimentos realizados nos bebês logo após seu nascimento na Maternidade de Juazeiro: “Entre os principais cuidados nos primeiros dias de vida estão: as primeiras vacinas, como hepatite B e a BCG; o Teste de Olhinho, um exame rápido e indolor que é realizado no RN para detectar qualquer anormalidade nos olhos; o Teste da Orelhinha, um exame realizado para detectar problemas de audição; o Teste do Coraçãozinho, que ajuda a identificar problemas cardíacos congênitos em bebês”, explicou Flávia Ribeiro.


Além dos testes citados, a unidade de saúde dispõe do serviço Ambulatório do Egresso. “Uma consulta de acompanhamento com um pediatra após o bebê receber alta da maternidade. É uma oportunidade para os pais discutirem quaisquer preocupações que tenham sobre a saúde do bebê e receberem conselhos e orientações sobre como cuidar de um recém-nascido”, finalizou Flávia.


Texto: Iana Lima – Ascom/Sesau/PMJ
Fotos: Ícaro Alexandre.

Para ler a matéria na íntegra acesse nosso link na pagina principal do Instagram. www: professsortaciano medrado.com  e  Ajude a aumentar a nossa comunidade.

AVISO: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Blog do professor Taciano Medrado. Qualquer reclamação ou reparação é de inteira responsabilidade do comentador. É vetada a postagem de conteúdos que violem a lei e/ ou direitos de terceiros. Comentários postados que não respeitem os critérios serão excluídos sem prévio aviso.

Faça um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem