Educação ambiental é tema de gincana pedagógica realizada pela Prefeitura de Juazeiro


Com programação educativa e recreativa, estudantes do Colégio Modelo Luís Eduardo Magalhães, participaram nesta quinta-feira (11), das atividades da gincana pedagógica do Núcleo de Cidadania de Adolescentes (NUCA), responsável pelas ações do Selo das Organizações das Nações Unidas (Unicef).



Realizada pela Prefeitura de Juazeiro, por meio da Secretaria de Educação e Juventude (Seduc), a iniciativa abordou o tema: ‘Ações municipais e Mudanças climáticas’, com o objetivo de orientar e estimular crianças e adolescentes da rede pública de ensino a buscarem soluções viáveis e socialmente responsáveis no desenvolvimento de práticas que contribuam para o enfrentamento das mudanças climáticas, por meio da apresentação de uma série de projetos desenvolvidos no município no âmbito da temática.



Segundo a mobilizadora do NUCA, Greice Kelly Alves, a iniciativa além de promover benefícios socioeducativos, permite que os estudantes tenham conhecimento e amplo acesso às ações desenvolvidas pela gestão municipal que colaboram com o meio ambiente. “A gincana é uma iniciativa importante, principalmente, porque contribui para a conscientização do estudante sobre a preservação do Meio Ambiente, a partir de atividades lúdicas. Além disso, apresentamos diversas iniciativas desenvolvidas pela gestão municipal que realizam práticas colaborativas de cuidado com a natureza de forma intersetorial e interinstitucional, incluindo, além da Seduc, o Serviço de Água e Saneamento Ambiental (SAAE), a Secretaria de Meio Ambiente e Ordenamento Urbano (Semaurb), entre tantos outros setores e instituições parceiras”, disse Greice.



Na ocasião, os estudantes construíram um painel temático, retratando as ações desenvolvidas pelo município quanto à adaptação à mudança do clima, e as medidas de preservação e cuidados com o meio ambiente.



Aprovação


Everton Michel dos Santos Ramos, de 17 anos, estudante do Colégio Modelo, avaliou a iniciativa. “As contribuições compartilhadas pelo NUCA, são de extrema importância para a nossa compreensão sobre as mudanças globais que afetam não só o clima, mas o bioma e os humanos. Fiquei muito animado em saber dos projetos desenvolvidos na cidade, como a plantação de vegetação nativa da nossa região, distribuição de mudas para a população, que ajuda a incentivar a arborização, atividades de educação ambiental nas escolas, e muitas outras que foram apresentadas”, considerou o estudante.



As atividades seguem até o mês de junho, quando é comemorado o Dia Mundial do Meio Ambiente, e conta com parcerias intersetoriais e interinstitucionais, com o Núcleo de Alimentação Escolar da Seduc, e o Núcleo Temático de Educação Ambiental da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf).



Texto: Camila Santana – Ascom/Seduc/PMJ
Fotos: Edinázio Dias – Ascom/PMJ

Para ler a matéria na íntegra acesse nosso link na pagina principal do Instagram. www: professsortaciano medrado.com  e  Ajude a aumentar a nossa comunidade.

AVISO: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Blog do professor Taciano Medrado. Qualquer reclamação ou reparação é de inteira responsabilidade do comentador. É vetada a postagem de conteúdos que violem a lei e/ ou direitos de terceiros. Comentários postados que não respeitem os critérios serão excluídos sem prévio aviso.

Faça um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem