Caminhada do ‘Faça Bonito’ leva multidão às ruas de Juazeiro contra Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes

As avenidas da região central de Juazeiro se transformaram, no final da tarde desta quinta-feira (18), em um lindo jardim com a grande Caminhada do “Faça Bonito”, alusiva ao dia 18 de Maio, em Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. A população de Juazeiro fez bonito durante toda a campanha e mostrou que a cidade anseia combater este tipo de violência contra o público infanto-juvenil. A caminhada, realizada pela Secretaria de Desenvolvimento Social, Mulher e Diversidade (Sedes) saiu da Praça Dedé Caxias e percorreu as principais ruas da cidade até a Praça Barão do Rio Branco, em frente ao Colégio Dr. Edson Ribeiro.


A cada rua que passava, a caminhada recebia os olhares populares que aprovavam o ato: uma caminhada de conscientização. “Conscientizar a população também é uma importante intervenção e na nossa gestão não medimos esforços para levar ao povo de Juazeiro o que eles precisam, ações não só de infraestrutura, saúde, mas também que prezam pela prevenção como esta aqui.  Muitas famílias precisam ficar atentas, porque às vezes esse abuso é na própria família. Eu como mulher e como mãe, me preocupo muito, porque isso deixa uma sequela muito grande na vida de qualquer ser humano”, ressaltou a prefeita Suzana Ramos, que esteve presente na caminhada.


Durante o percurso, a população que estava no comércio ou no trânsito ficou atenta à mensagem repassada pelos participantes, nas músicas, panfletos, faixas e cartazes. Dona Joana Dark estava na Orla de Juazeiro e fez questão de registrar a caminhada enquanto aguardava o ônibus. Ela, que é mãe de três filhos, achou importante a ação de proteção de crianças e adolescentes. “Acho uma forma muito bonita de defender as crianças, de ensinar elas a se defenderem, de conscientizar do que é certo e o que é errado. Isso é uma mensagem que a gente precisa repassar para as pessoas”, destacou.


O gestor da Sedes, Fernando Costa, ressaltou a importância da Caminhada alusiva ao Dia 18 de Maio como um momento de informação. “Hoje Juazeiro está mostrando à sociedade que se preocupa com o tema. Precisamos chamar a atenção para este problema sério que tem que ser denunciado”, disse o secretário da Sedes.


A caminhada teve também a participação da Companhia de Segurança Trânsito e Transporte (CSTT), Secretaria de Educação e Juventude (Seduc) e toda a rede de apoio para a denúncia de casos de abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes como Polícia Civil, Polícia Militar, Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) e Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas). “Com essa mobilização, as pessoas se interessam mais pelo tema, tem as músicas que trazem o tema de modo informativo, os panfletos que instruem como denunciar. Como o Disk 100, Policia Civil e Polícia Militar. Na dúvida denuncie”, ressaltou a psicóloga do CREAS, Rosane Bertipalha.


Participaram também da caminhada os vereadores Renato Brandão e Aníbal. Além do trio, a caminhada contou com a animação das Fanfarras do Colégio Municipal Paulo VI e Bamuster, do bairro Tabuleiro, e da Escola Caic, o Núcleo de Cidadania de Adolescentes (Nuca)  e várias escolas como a Escola Municipal Argemiro José da Cruz.


Texto: Amanda Franco – Ascom Sedes PMJ

Fotos: Marcel Cordeiro e Edinázio Dias

Para ler a matéria na íntegra acesse nosso link na pagina principal do Instagram. www: professsortaciano medrado.com  e  Ajude a aumentar a nossa comunidade.

AVISO: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Blog do professor Taciano Medrado. Qualquer reclamação ou reparação é de inteira responsabilidade do comentador. É vetada a postagem de conteúdos que violem a lei e/ ou direitos de terceiros. Comentários postados que não respeitem os critérios serão excluídos sem prévio aviso.

Faça um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem