BOMBA! ministro do STF (Supremo Tribunal Federal) Roberto Barroso envia investigação contra Rui Costa para Justiça da Bahia

Foto reprodução redes sociais 


O ministro do STF (Supremo Tribunal Federal) Roberto Barroso enviou para a Justiça Federal da Bahia o inquérito que apura supostos crimes na compra de respiradores pelo Consórcio Nordeste e envolve o ministro da Casa Civil, Rui Costa. O caso está em segredo de Justiça.


O inquérito chegou à Suprema Corte depois de ser enviado pelo STJ (Superior Tribunal de Justiça). Quando a investigação foi aberta, Rui Costa era governador da Bahia e presidente do consórcio.


Desde 2020, o inquérito apura se houve irregularidades na compra de 300 respiradores da empresa Hempcare durante a fase aguda da pandemia de covid-19. Os equipamentos custaram R$ 49,5 milhões, mas não foram entregues. Para acelerar o processo e atender à emergência de saúde, a compra foi feita sem licitação.


Durante a investigação, o STJ determinou medidas cautelares, como quebra de sigilo bancário e telefônico, busca e apreensão. Segundo a Corte, estão pendentes a análise do material apreendido na Operação Ragnarok e o relatório policial. A PF (Polícia Federal) pediu mais prazo para entrega da análise.


Agora, a investigação foi transferida para o Supremo porque o STJ não tem mais competência para o inquérito, “por não haver, atualmente, nenhum investigado com foro por prerrogativa de função nesse tribunal”. Com a decisão de Barroso, o caso deve tramitar na Justiça Federal da Bahia.


Para ler a matéria na íntegra acesse nosso link na pagina principal do Instagram. www: professsortaciano medrado.com  e  Ajude a aumentar a nossa comunidade.

AVISO: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Blog do professor Taciano Medrado. Qualquer reclamação ou reparação é de inteira responsabilidade do comentador. É vetada a postagem de conteúdos que violem a lei e/ ou direitos de terceiros. Comentários postados que não respeitem os critérios serão excluídos sem prévio aviso.

Faça um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem