Vídeo e exposição virtual da Embrapa mostram a beleza e diversidade do Bioma Caatinga

Para celebrar o Dia Nacional da Caatinga, comemorado em 28 de abril, a Embrapa Semiárido lança a exposição fotográfica virtual “Nossa Caatinga, Nossa Riqueza”. A mostra ressalta a beleza ímpar deste Bioma, o único exclusivamente brasileiro, além de apresentar o trabalho desenvolvido pela Empresa para a preservação e exploração sustentável do Bioma. A exposição pode ser acessada no link www.embrapa.br/exposicao-caatinga.


A mostra, que já foi realizada de forma física em 2022, conta com uma série de cerca de 50 fotografias de autoria de empregados da própria instituição. As imagens apresentam as paisagens da Caatinga, suas plantas, flores, animais e as suas diversas potencialidades.


Além da exposição, a Embrapa apresenta uma nova versão do vídeo Caatinga 365, que mostra as transformações que ocorrem nesse ecossistema ao longo de um ano. Nele, é possível observar o processo de perda das folhas pela maior parte das plantas, durante o período seco, até a emissão de novas folhas e flores, após as primeiras chuvas. 


As imagens foram captadas diariamente, de abril e 2021 a março de 2022, a partir de uma câmera fenológica instalada em uma área de Caatinga preservada localizada na Embrapa Semiárido, em Petrolina-PE. O vídeo está disponível no canal da Embrapa no Youtube e pode se acessado pelo link: youtu.be/o8FQCWhH_Rc.


PRESERVAÇÃO


Apesar de ter uma rica biodiversidade, a Caatinga é um dos ecossistemas mais degradados do país. Cerca de 60% das áreas suscetíveis à desertificação no Brasil se encontram nesse bioma. Desmatamentos e queimadas estão entre os principais fatores que contribuem para essa degradação.


Como boa parte das espécies de fauna e flora são endêmicas da Caatinga – ou seja, só ocorrem nesse ambiente –, desenvolver estratégias para o uso racional da água, solo, plantas, animais e microrganismos é fundamental para garantir sua preservação e conservação.


Baseando-se nisso, a Embrapa Semiárido vem promovendo trabalhos para avaliação do potencial paisagístico e ornamental da flora da Caatinga e do aproveitamento agroindustrial dos frutos nativos, como o umbu e o maracujá-do-mato.


São também realizadas pesquisas para manutenção de colônias abelhas nativas, mesmo em época de seca, o desenvolvimento de sistemas de produção para culturas nativas como o Alecrim-do-Mato, e o lançamentos de clones de umbuzeiros e da primeira cultivar de maracujá-da-Caatinga, a BRS Sertão Forte.


A Empresa promove, ainda, ações de conscientização e preservação do Bioma Caatinga, disseminando informações por meio, por exemplo da exposição e do vídeo, e também mantém uma Trilha Ecológica que recebe visitação do público o ano todo. O trajeto tem aproximadamente 300 metros, em  meio a uma área de mata preservada, localizada junto à Sede da Embrapa Semiárido, em Petrolina-PE. As visitas são realizadas por meio de agendamento, que pode ser feito pelo e-mail cpatsa.chgeral@embrapa.br.

 

A Caatinga-O Bioma Caatinga está presente em oito estados da região Nordeste, além de parte de Minas Gerais, apresentando um ecossistema diverso, que abriga inúmeras espécies de animais e plantas.


Sua flora é formada por árvores baixas e plantas com espinhos. Em períodos de estiagem, a vegetação perde suas folhas, dando uma coloração acinzentada ao ambiente. Outra característica do Bioma é a resiliência. Logo após a chuva a paisagem se transforma, passando do branco ao verde rapidamente.

Exposição Fotografica On-line

Nossa Caatinga, Nossa Riqueza

Link: https://www.embrapa.br/exposicao-caatinga


Vídeo
Caatinga 365
Link: youtu.be/o8FQCWhH_Rc


Raizza Fernandes (Colaboradora)

Embrapa Semiárido

Fernanda Birolo (MTb 81/AC)
Embrapa Semiárido

 


Para ler a matéria na íntegra acesse nosso link na pagina principal do Instagram. www: professsortaciano medrado.com  e  Ajude a aumentar a nossa comunidade.

AVISO: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Blog do professor Taciano Medrado. Qualquer reclamação ou reparação é de inteira responsabilidade do comentador. É vetada a postagem de conteúdos que violem a lei e/ ou direitos de terceiros. Comentários postados que não respeitem os critérios serão excluídos sem prévio aviso.

 

Faça um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem