VIDA & SAÚDE: Unha encravada - O que é , quais as causas, sintomas e tratamentos ?

Fotos:  crédito Osemar Nunes 

Ola carissimo(a) s leitore(a)s, nosso blog traz  pra vocês nesse artigo um problema de suade pública que tem afetado milhares de pessoas no pais. A chamada UNHA ENCRAVADA!


O que é unha encravada?


 A unha encravada é uma condição comum, onde o cantinho de uma das unhas acaba crescendo incorretamente, na direção da carne e da pele localizada nas laterais dos dedos. 


É mais comum nos dedos dos pés do que nos dedos das mãos e também é mais corriqueira no dedão do pé do que nos outros dedos.


Com isso, a unha encravada acaba causando dor e incômodo, mas também pode resultar em infecções e inflamação, com o surgimento, inclusive, de pus no local.


Conforme a unha encrava evoluí, se não receber o devido tratamento, o paciente pode perder a mobilidade, ficando incapaz de colocar o pé no chão ou de digitar, devido ao nível de dor.


O nome técnico dado à unha encravada é onicocriptose e a condição pode afetar pacientes de qualquer idade, mas é mais comum em adolescentes e jovens.


Quais as causas da unha encravada?


Muitas vezes, cortar errado algum dos cantos da unha pode fazer com que a unha cresça do lado incorreto, resultando em uma unha encravada.


Outra causa comum são os defeitos congênitos no formato da unha do paciente (por isso, é comum que várias pessoas de um mesmo grupo familiar apresentem a unha encravada), além de doenças físicas que podem alterar a espessura das unhas, como a micose. 


O uso de sapatos excessivamente apertados, assim como batidas (traumas) repetidas nos dedos dos pés são outros fatores para o desenvolvimento de unhas encravadas.


O excesso de transpiração no pé, na chamada hiperidrose, pode fazer com que o paciente tenha unhas encravadas com frequência.


Por fim, doenças que aumentam o inchaço natural dos pés, como o diabetes, a hipertensão, a obesidade, os problemas renais, cardíacos e da tireoide também podem fazer com que o paciente tenha uma facilidade maior em apresentar a unha encravada.


Quais são os sintomas de unha encravada?


De modo geral, os sintomas de unha encravada são divididos em três etapas.


Na unha encravada leve, o dedo do pé do paciente fica inchado, avermelhado e dolorido, especialmente ao apertar a ponta do dedo.


Na unha encravada moderada, além dos sintomas acima, o paciente também fica com a unha infeccionada. Por isso, a unha encravada pode liberar uma certa quantia de pus, além de ficar com uma lesão bastante aparente.


Por fim, na unha encravada severa, o paciente fica com a unha permanentemente afetada, com uma inflamação crônica no local.


Como é o tratamento de unha encravada?


O tratamento de unha encravada nem sempre requer a atenção de um médico, mas pode ser interessante realizar uma consulta, especialmente se a unha estiver infeccionada, para receber a indicação de pomadas ou remédios antissépticos, para evitar que mais bactérias infeccionem o local.


Se o paciente for diabético ou tiver outras dificuldades de cicatrização, também é recomendado que ele busque atenção médica.


No entanto, de modo geral, o acompanhamento da unha encravada pode ser feito com um podólogo, que consegue ajustar o formato da unha para evitar que ela continue a crescer para dentro da carne.


Casos mais graves podem ser tratados por meio de cirurgias no pé que ajudam a corrigir defeitos congênitos e evitar que a unha encravada volte a acontecer. Esse tipo de procedimento costuma ser conduzido por médicos ortopedistas.


Especialmente se a unha ainda estiver infeccionada, é importante evitar tratamentos e intervenções caseiras, que podem piorar ainda mais o cenário e causar problemas ainda maiores à saúde do paciente.


A Rede D’Or possui hospitais espalhados por 6 estados brasileiros. Todas as instituições possuem selos de qualidade nacionais e internacionais, como o que é oferecido pela Organização Nacional de Acreditação (ONA), que são uma garantia de excelência no atendimento hospitalar.


Ao todo, são mais de 80 mil médicos das mais diversas especialidades, disponíveis para auxiliar no tratamento e no diagnóstico de condições diversas.


Fonte: Rede D’Or

Para ler a matéria na íntegra acesse nosso link na pagina principal do Instagram. www: professsortaciano medrado.com  e  Ajude a aumentar a nossa comunidade.

AVISO: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Blog do professor Taciano Medrado. Qualquer reclamação ou reparação é de inteira responsabilidade do comentador. É vetada a postagem de conteúdos que violem a lei e/ ou direitos de terceiros. Comentários postados que não respeitem os critérios serão excluídos sem prévio aviso.

Faça um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem