Secretaria de Saúde de Juazeiro tem relatório do último quadrimestre de 2022 aprovado pelo Conselho Municipal de Saúde

 

Durante a reunião ordinária do Conselho Municipal de Saúde de Juazeiro, realizada nesta quinta-feira (04), a Secretaria de Saúde do município apresentou as ações e dados numéricos referentes ao último quadrimestre de 2022. O relatório aborda informações relacionadas a todos os segmentos da rede municipal de saúde da Atenção Primária, Assistência Especializada e Vigilância em Saúde.


A assessora de Planejamento da Sesau, Rivaércia Espínola, destacou que a secretaria vem melhorando e potencializando os serviços da rede e comentou sobre o financiamento público da saúde. “Ressalto a gravidade do subfinanciamento do SUS em geral. Apesar da Prefeitura Municipal fazer um aporte de mais de R$ 140 milhões de reais, o que corresponde a 25,35% de seu orçamento, mais do que a meta estabelecida por Lei que é de 15% dos recursos aplicados na saúde", disse.


Atenção Básica


A  Atenção Básica do município registrou, de setembro a dezembro de 2022, 86.104 atendimentos individuais e os agentes de saúde fizeram 351.002 visitas domiciliares para acompanhamento da comunidade. A Sesau também vem investindo na requalificação da infraestrutura física das Unidades Básicas de Saúde. Além de já ter informatizado 81% das UBS´s.


Avanços na Atenção Especializada


O relatório também constata a evolução na Atenção Especializada do município. A Policlínica passou a realizar pequenas cirurgias com a admissão de um médico cirurgião geral e recebeu novos aparelhos de USG e de endoscopia para potencializar a oferta de exames.


A Unidade de Pronto Atendimento (UPA) também passou a contar com novos equipamentos a partir da instalação de novo Raio-X digital e de um Tomógrafo de última geração. Outro importante avanço, foi a reforma do CAPS Ad III para que a unidade pudesse reiniciar o acolhimento 24h dos seus pacientes.


O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) também apresentou dados substanciais, realizando 4.605 atendimentos. Um dado que precisa ser destacado, é o número de trotes telefônicos que o Samu recebeu, foram 150. Fica o alerta para a população, que precisa se conscientizar que este tipo de chamada atrapalha o trabalho das equipes.



A Maternidade Municipal executou 5.239 atendimentos, de setembro a dezembro de 2022. O número de partos chegou a 1.304, destes 856 foram naturais e 448 cesáreos. O número de internamentos chegou a 2.189, destes, 53% eram de pacientes provenientes de Juazeiro, 19% de Petrolina-PE e 28% de outros municípios.


Vigilância em Saúde


Os dados da Vigilância em Saúde foram destaques na apresentação do relatório. Em quatro meses, foram realizadas 77.053 vistorias para o controle de arboviroses, 238 amostras de água foram analisadas pelo “Vigiágua” e 212 alvarás sanitários foram emitidos.


Relatório Aprovado


O presidente do Conselho Municipal de Saúde, Robson Vieira, comentou sobre o relatório do último quadrimestre da Sesau. “O relatório foi apresentado aos conselheiros para que eles pudessem analisar detalhadamente todas as informações. Não identificamos anormalidades nos dados e por isso aprovamos por unanimidade” explicou.


Ascom Sesau

Faça um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem