Única cidade da Bahia contemplada com o Programa Educação Conectada, Juazeiro se destaca em tecnologia educacional e recebe representantes do CIEB para articulação de novas iniciativas.


Juazeiro foi a única cidade baiana escolhida pelo Ministério da Educação (MEC) para implantação do Programa de Inovação Educação Conectada, uma iniciativa do Governo Federal, que promove o uso pedagógico da tecnologia digital na Educação Básica. Nesta quarta-feira (12), o município, por meio da Secretaria de Educação e Juventude (Seduc), junto ao Núcleo de Tecnologia Municipal (NTM), recebeu a equipe técnica da Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP), vinculada ao Centro de Inovação para a Educação Brasileira (CIEB) em visita a escolas da rede municipal de ensino.


Na ocasião foram visitadas as Escolas Municipais Estação do Saber José Carlos Tanuri, Professora Terezinha Ferreira de Oliveira, e a Escola de Formação de Professores Parlim (EFEP), onde foram apresentadas as práticas pedagógicas exitosas desenvolvidas por meio do uso de tecnologias.


Atualmente a Educação municipal conta com 58 unidades de ensino contempladas com o Programa Educação Conectada, que foram avaliadas de forma positiva pelo representante da equipe de monitoramento da Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP), Weslley Nascimento. “Nós observamos que a execução do Programa, no município de Juazeiro, tem funcionado de forma extraordinária, se consolidando como uma referência de excelência no desenvolvimento de práticas pedagógicas a partir do uso de metodologias, e materiais educacionais tecnológicos inovadores”, avaliou Weslley.


Entusiasmo com o reconhecimento do uso efetivo da tecnologia na Educação, Reginaldo Medrado, coordenador geral do NTM, comentou sobre a ocasião. “Essa visita técnica representa o comprometimento da Educação com a proposta de inovação tecnológica na rede municipal de ensino de Juazeiro, que tem conquistado significativos avanços por meio das ações desenvolvidas através do Núcleo de Tecnologia Municipal. A ideia é dar continuidade a implementação do Educação Conectada, somado a proposta de introdução da disciplina de Robótica no Projeto Político Pedagógico do município. Pensando nisso, temos realizado alguns encontros formativos com os articuladores de Educação Tecnológica, e professores da rede de ensino, tudo isso viabilizado por meio da contribuição e participação efetiva do secretário de Educação, Wank Medrado, que esteve reunido com os técnicos do RNP, em apoio a efetivação das próximas conquistas”, concluiu Reginaldo.


“Juazeiro conta com projetos como Maluquinho por Robótica, ofertado nos Anos Iniciais, Explorum, disponível para os Anos Finais, e Alfabetização e Letramento Digital, exclusivo para Educação de Jovens e Adultos (EJA). Com a implantação do Educação Conectada, nós observamos que a evasão escolar diminuiu, a procura e interesse dos alunos pelo ensino é maior, e esses indicadores nos motiva a buscar expandir a iniciativa para outras escolas, ampliando as oportunidades, projetos e possibilidades, mantendo o reconhecimento de uma Educação municipal protagonista em tecnologia educacional”, comentou Francisco Hernandes, articulador de Programas Tecnológicos Educacionais da Seduc.


De acordo com Ana Bastos, líder técnica da equipe de monitoramento do Programa Educação Conectada, e representante da RNP, a visita foi uma oportunidade de avaliar o funcionamento do Programa e mobilizar a implantação das próximas etapas da iniciativa. “Nós realizamos o monitoramento proativo das escolas beneficiadas com o Programa, identificando a necessidade de possíveis intervenções técnicas, além de colher informações sobre as contribuições do mesmo no ensino do município. Juazeiro tem se destacado nesse sentido, conquistando a implantação da próxima etapa do projeto que deve viabilizar o acesso à internet de forma gratuita no período de 10 anos, incluindo a oferta do provedor RNP para todas as instituições de ensino contempladas”, finalizou Ana.


 

Ascom/Seduc/PMJ

Fotos: Marcel Cordeiro - Ascom/PMJ

Para ler a matéria na íntegra acesse nosso link na pagina principal do Instagram. www: professsortaciano medrado.com  e  Ajude a aumentar a nossa comunidade.

AVISO: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Blog do professor Taciano Medrado. Qualquer reclamação ou reparação é de inteira responsabilidade do comentador. É vetada a postagem de conteúdos que violem a lei e/ ou direitos de terceiros. Comentários postados que não respeitem os critérios serão excluídos sem prévio aviso.

Faça um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem