Termos de cooperação entre Sebrae, Seagri e Abrafrutas levam benefícios à fruticultura do Vale do São Francisco


Com o objetivo de promover o combate e monitoramento da mosca das frutas ocorreu nesta terça-feira (25), no Centro de Excelência em Fruticultura do Senar, em Juazeiro, a assinatura de dois termos de cooperação entre o Sebrae, a Secretaria de Agricultura, Pecuária, Irrigação, Pesca e Aquicultura (Seagri) e a Associação Brasileira de Produtores e Exportadores de Frutas e Derivados (Abrafrutas), com o apoio do Sistema Faeb/Senar e da Agência de Defesa Agropecuária da Bahia (ADAB).


Participaram da cerimônia produtores rurais dos municípios de Juazeiro, Casa Nova, Sobradinho, Uauá e Petrolina, além de dirigentes de órgãos municipais e estaduais, empresários, sindicatos e cooperativas do Vale do São Francisco.


O diretor de Administração e Finanças do Sebrae, Vitor Lopes, representou o superintendente Jorge Khoury, ao lado do analista de agronegócios do Sebrae Nacional, Vitor Ferreira, e do gerente da unidade regional em Juazeiro, Carlos Cointeiro.


Para Lopes, a presença maciça dos produtores, que são os maiores atores do projeto de crescimento do setor, expõe um cenário otimista para o Sebrae e seus parceiros na realização de um projeto inovador, com tecnologia de ponta no combate à praga da mosca das frutas. “Além de recursos financeiros, os convênios assinados envolvem sobretudo a articulação ajustada da parte técnica das várias instituições, capazes de viabilizar e acelerar o processo de desenvolvimento do setor em toda região”, afirmou.


O titular da Seagri, Wallison Oliveira Torres (Tum), destacou a importância da união entre governo, parceiros e produtores para o sucesso do combate à praga da mosca das frutas. “O sucesso do combate à praga da mosca das frutas começa pelo engajamento de todos os envolvidos, cada um fazendo a sua parte. E o governo da Bahia está pronto para dar a sua contribuição”, afirmou.


Os convênios preveem identificar as perdas de produtividade em relação aos danos causados pelas moscas das frutas e promover a redução dos ataques em frutos hospedeiros nos pomares das plantações da região.


O evento contou com a palestra “Impacto da Mosca das Frutas na Comercialização de Frutas do Vale do São Francisco”, apresentada pelo economista e pesquisador João Ricardo Ferreira Lima, da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa).


Estiveram presentes a diretora do Centro de Excelência em Fruticultura do Senar, Tiara Ribeiro, que representou do presidente Humberto Miranda, o secretário da Agência de Desenvolvimento Econômico, Agricultura e Pecuária (ADEAP) da Prefeitura de Juazeiro, Carlos Neiva, o presidente do Sindicato dos Produtores Rurais de Juazeiro,  Josival Barbosa, o presidente da ADAB,  Paulo Sérgio Luz,  e da Abrafrutas, Guilherme Coelho.


Ascom

 


Para ler a matéria na íntegra acesse nosso link na pagina principal do Instagram. www: professsortaciano medrado.com  e  Ajude a aumentar a nossa comunidade.

AVISO: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Blog do professor Taciano Medrado. Qualquer reclamação ou reparação é de inteira responsabilidade do comentador. É vetada a postagem de conteúdos que violem a lei e/ ou direitos de terceiros. Comentários postados que não respeitem os critérios serão excluídos sem prévio aviso.

Faça um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem