Prefeitura de Juazeiro realiza ações educativas alusivas ao Dia da Caatinga com alunos da rede municipal de ensino

 

A Prefeitura de Juazeiro, através da Secretaria de Meio Ambiente e Ordenamento Urbano (Semaurb), em parceria com o Centro de Manejo de Fauna da Caatinga (Cemafauna), realizou uma série de atividades educativas em comemoração ao Dia da Caatinga. As ações foram voltadas para os alunos do Ensino Fundamental (EF) da rede municipal de ensino da Escola Municipal Presidente Tancredo Neves e Escola Terezinha Ferreira de Oliveira. O evento, que aconteceu no Cemafauna na tarde desta quinta-feira (27), teve como objetivo conscientizar os estudantes sobre a importância da preservação da caatinga, bioma que é exclusivo do nordeste brasileiro



Durante as atividades, os alunos puderam vivenciar de perto a rica variedade de espécies animais presentes na caatinga, através da visita ao Museu da Fauna, que abriga um vasto acervo de esqueletos de diversas espécies, os quais servem como suporte para pesquisas. Durante a visita, eles também puderam compreender a importância dos animais silvestres, além de aprender sobre a biodiversidade desse bioma e como preservá-lo.



Para a prefeita de Juazeiro, Suzana Ramos, a iniciativa é fundamental para conscientizar as novas gerações sobre a importância da preservação do meio ambiente. “A caatinga é um bioma único e essencial para a nossa região, e é importante que as crianças tenham consciência da sua importância e da necessidade de preservá-la para as próximas gerações”, destacou Suzana.



Os alunos também ficaram entusiasmados com as atividades e se mostraram engajados em contribuir para a preservação da caatinga. “Foi muito legal aprender sobre os animais e a natureza da caatinga. Agora eu sei que é importante cuidar do meio ambiente para que esses animais possam viver em segurança”, afirmou Marcelo José, 10 anos.


A bióloga Emily Souza enfatiza que é essencial preservar o bioma da caatinga, uma vez que faz parte da nossa identidade como caatingueiros. “A ideia foi tirar os alunos da sala de aula e trazê-los para a experiência prática, a fim de que pudessem obter uma perspectiva diferente e se tornarem multiplicadores do conhecimento, disseminando o que aprenderam durante a visita", disse.



As atividades educativas realizadas pela Prefeitura de Juazeiro foram um sucesso e mostram o compromisso da cidade com a preservação do meio ambiente e a conscientização das novas gerações.


Texto: Gabriel Filliph – Ascom/PMJ

Fotos: Pedro  Ângelo – Ascom/PMJ


Para ler a matéria na íntegra acesse nosso link na pagina principal do Instagram. www: professsortaciano medrado.com  e  Ajude a aumentar a nossa comunidade.

AVISO: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Blog do professor Taciano Medrado. Qualquer reclamação ou reparação é de inteira responsabilidade do comentador. É vetada a postagem de conteúdos que violem a lei e/ ou direitos de terceiros. Comentários postados que não respeitem os critérios serão excluídos sem prévio aviso.

Faça um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem