Prefeitura de Juazeiro realiza mais de 200 atendimentos em feira da saúde no Dom Thomaz

Os moradores do Dom Thomaz passaram a manhã desta quarta-feira (26), aproveitando os diversos serviços e ações educativas oferecidas pela Feira de Saúde da Unidade Básica de Saúde (UBS) do bairro. A ação foi promovida pela Prefeitura de Juazeiro, por meio da Secretaria de Saúde (Sesau).


Foram realizados 252 atendimentos, entre: consultas médicas, exames preventivos ginecológicos, testes rápidos para Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST´s), vacinação, ventosa terapia, aferição de pressão arterial e glicemia capilar e atendimentos odontológicos. Também foram oferecidas atividades de orientação em saúde e higiene bucal e uma palestra sobre prevenção e combate às arboviroses (dengue, zika e chikungunya).



Os atendimentos odontológicos foram uns dos mais procurados por 25 pessoas, inclusive por Jucelma Souza Oliveira, moradora do bairro que também aproveitou a feira para atualizar o cartão de vacinação. “Vim com o meu filho e fomos ao dentista e tomamos as nossas vacinas da Covid-19. Ele ainda participou da aula de escovação dental. Foi tudo muito bom, rápido e o melhor: pertinho de casa”, elogiou.



Facilitar o acesso da população à UBS foi um dos motivos para desenvolver a feira, afirmou a enfermeira da Sesau Raiane Passos. “Nosso objetivo é estreitar os laços com a comunidade do bairro, trazer as pessoas para dentro da unidade, para que elas possam conhecer os serviços ofertados e possamos desenvolver mais atividades de promoção à saúde”, disse.



A enfermeira Rayane ainda explicou que a feira é uma atividade desenvolvida a partir do curso de pós-graduação oferecido pelo projeto “Cuida APS: cuidado das pessoas com Doenças Crônicas não Transmissíveis (DCNT). Dentro da especialização, foi formada uma equipe de melhorias pelos próprios profissionais da UBS. O grupo identifica os gargalos e viabilizam soluções.



“Cuida APS”



O “Cuida APS: cuidado das pessoas com Doenças Crônicas não Transmissíveis (DCNT) vem sendo desenvolvido por uma parceria entre o Ministério da Saúde, Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde e o Hospital Alemão Oswaldo Cruz.



Os profissionais de saúde do município de Juazeiro estão participando da especialização: Melhoria do cuidado das pessoas com condições crônicas na Atenção Primária à Saúde (APS). A  pós-graduação está sendo oferecida de forma híbrida, com atividades presenciais e on-line.

 

Ascom Sesau

Para ler a matéria na íntegra acesse nosso link na pagina principal do Instagram. www: professsortaciano medrado.com  e  Ajude a aumentar a nossa comunidade.

AVISO: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Blog do professor Taciano Medrado. Qualquer reclamação ou reparação é de inteira responsabilidade do comentador. É vetada a postagem de conteúdos que violem a lei e/ ou direitos de terceiros. Comentários postados que não respeitem os critérios serão excluídos sem prévio aviso.

Faça um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem