Gestão Suzana Ramos celebra Dia Mundial da Educação com grandes conquistas, avanços e valorização dos profissionais do ensino de Juazeiro

  

O Dia da Educação é comemorado anualmente em 28 de abril, e para celebrar a data, a Prefeitura de Juazeiro, por meio da Secretaria de Educação e Juventude (Seduc), reafirma o compromisso da gestão municipal com o desenvolvimento de políticas públicas e planos de ações voltados para o avanço do ensino, e a valorização dos profissionais da educação.


Consagrando todo empenho em efetivar políticas públicas de valorização da educação e de seus profissionais, a prefeita Suzana Ramos sancionou a Lei 3.812 de 2023 que eleva o piso salarial dos profissionais da educação em 15%.



De acordo com a prefeita Suzana Ramos, o incentivo ao ensino e investimento permanente são ações que vêm sendo fortalecidas pela gestão municipal. “Todo investimento realizado é parte do compromisso de uma gestão que acredita que o caminho da Educação pode ser transformador. Fico muito feliz em acompanhar que o setor tem alcançado avanços e conquistas de grande benefício para a população, educadores e estudantes, potencializando o desenvolvimento pedagógico da nossa Juazeiro”, comentou a gestora.


Pioneirismo


Além disso, iniciativas pioneiras marcam as conquistas da administração pública atual, que tem consolidado uma educação de excelência, são exemplos disso, a Escola de Idiomas, que oferece o ensino de línguas estrangeiras e Língua Brasileira de Sinais (libras), e o Espaço Humanizar, que dispõe de equipe formada por multiprofissionais, com o objetivo de promover atividades que fortaleçam processos inclusivos na educação, prestando  assistência aos estudantes e profissionais da educação municipal.


As ações de pioneirismo da Gestão Suzana Ramos, na educação, também inclui a implantação da TV Escola Juazeiro – Canal do Saber, disponível em plataforma digital, com propostas que contemplam, principalmente, conceitos, cenários e linguagens da nossa região, fortalecendo ainda mais, a aprendizagem dos alunos por meio da transmissão de conteúdos educativos autorais e contextualizados.


Protagonismo tecnológico


O uso pedagógico da tecnologia na Educação Básica municipal, também conquistou espaço de destaque nacional. Juazeiro foi a primeira cidade brasileira a receber chips com banda larga gratuita para estudantes, através do Programa Internet Brasil. O município também foi a única cidade baiana escolhida pelo Ministério da Educação (MEC) para implantação do Programa de Inovação Educação Conectada. Estreando mais uma iniciativa do Governo Federal, Juazeiro saiu na frente e foi a primeira cidade brasileira a receber um projeto pioneiro da gigante Huawei, com a implantação da tecnologia Wi-Fi 6, somado a entrega de 30 tablets e uma TV 65 polegadas smart classe, todos equipamentos de última geração para o melhor aproveitamento dos benefícios oferecidos pela tecnologia.


O protagonismo tecnológico também conta com projetos como ‘Maluquinho por Robótica,’ ofertado nos Anos Iniciais, ‘Explorum’, disponível para os Anos Finais, ‘Alfabetização e Letramento Digital’, exclusivo para a Educação de Jovens e Adultos (EJA), e ‘Minecraft Educacional’, que promove engajamento em sala de aula através da metodologia da gamificação.


Faz parte desse conjunto de avanços, a criação do portal EducaJuá (https://educacao.juazeiro.ba.gov.br/), que integra soluções simples, através de um sistema de automação de tarefas na gestão educacional, com o objetivo de revolucionar a forma como as escolas lidam com suas operações administrativas e pedagógicas, oferecendo suporte aos profissionais da educação e às unidades de ensino, no uso das ferramentas tecnológicas.


Estrutura


As melhorias seguem em andamento, em pouco mais de dois anos de gestão já são contabilizadas 38 escolas reestruturadas, 17 em andamento, 18 foram finalizadas e aguardam serem inauguradas. As unidades de ensino requalificadas contam com ambientes totalmente climatizados, mobiliário novo e mais confortável, parques infantis, assistência estudantil, valorização profissional e inovação.


Programas


A celebração de grandes conquistas e avanços também são identificados em programas como ‘#borAgir’, uma ferramenta criada para oferecer às escolas municipais um cenário de recomposição da aprendizagem, de maneira abrangente, capaz de dar possibilidades para a criação de estratégias de adequação do projeto pedagógico escolar e das práticas pedagógicas, recuperando e potencializando a aprendizagem dos alunos.


Naiara Caroline, mãe de Maria Laura, 5 anos, estudante da Escola Municipal Maria Júlia Rodrigues Tanuri, falou sobre seu sentimento de poder contar com a Educação municipal na vida da filha. “O sentimento é de satisfação com a qualidade do ensino da minha filha. Ela tem desenvolvido bastante, e sempre demonstra que adora a escola, as professoras, os coleguinhas, a merenda, as festinhas nas datas comemorativas e tudo que a escola realiza e oferece. Como mãe, posso afirmar que é muito gratificante poder contar com a segurança da escola, a qualidade do ensino e principalmente, toda rede de apoio que a educação oferece”, comentou Naiara Caroline.

 

Texto: Camila Santana – Ascom Seduc/PMJ

Fotos: Ascom/PMJ


Para ler a matéria na íntegra acesse nosso link na pagina principal do Instagram. www: professsortaciano medrado.com  e  Ajude a aumentar a nossa comunidade.

AVISO: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Blog do professor Taciano Medrado. Qualquer reclamação ou reparação é de inteira responsabilidade do comentador. É vetada a postagem de conteúdos que violem a lei e/ ou direitos de terceiros. Comentários postados que não respeitem os critérios serão excluídos sem prévio aviso.

Faça um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem