FOGO AMIGOU OU TEATRO PRA ENGANAR BOBO? MST não aceita coleira ou focinheira do governo Lula, diz líder

Fotomontagem TM


O coordenador nacional do MST (Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra), João Paulo Rodrigues, afirmou que o grupo sempre defenderá o governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), mas que movimento não é “correia de transmissão” da gestão do petista e que não aceita “nenhum tipo de coleira ou focinheira” sobre a organização.


“O governo é nosso, nós ajudamos a construir. Mas o MST tem autonomia em relação ao PT e ao governo”, declarou em entrevista ao jornal Folha de S.Paulo publicada nesta 5ª feira (27.abr.2023).


Segundo João Paulo Rodrigues, a administração do presidente “errou politicamente” em não atender às pautas defendidas pelo MST.


“Mas não cabe a nós dizer que o governo tem que fazer. Nós reivindicamos. Na minha avaliação, o governo não gostou das ações do MST e deve ter pedido nas conversas internas: ‘Vamos colocar o MST no cantinho do pensamento, depois nós atendemos eles'”, disse.


ABRIL VERMELHO


Rodrigues também afirmou que parte do movimento está frustrada com a gestão petista. Segundo ele, o MST realizou um número “muito menor” de invasões “para não ter embates com os fazendeiros nem querer provocar a direita”.


“Por fim, eram as negociações com o governo. Avançamos, criarmos canais de negociação. Mas o governo não fez nenhum anúncio até agora. Isso frustrou nossa base”, afirmou.


Atualmente, o Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra ocupa propriedades como parte da Jornada Nacional de Lutas em Defesa da Reforma Agrária, também conhecida como “Abril Vermelho”, que se iniciou em 17 de abril.


A data marca 27 anos do massacre de Eldorado dos Carajás, que se deu no município paraense em 1996. No episódio, 21 trabalhadores sem terra foram mortos pela PM (Polícia Militar) na cidade.


No domingo (23.abr), o movimento ocupou outras terras de 3 regiões da Bahia. A invasão se deu 1 dia depois de o MST entrar em acordo com autoridades do governo e deixar a sede da Embrapa (Empresa Brasileira de Pesquisa e Agropecuária), localizada em Pernambuco.


As ações do movimento têm causado mal-estar também entre integrantes da gestão Lula. Nesta 5ª (27.abr), o ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro (PSD), afirmou que ocupações de terra são tão graves quanto invadir o Congresso, em uma referência aos atos do 8 de Janeiro.


CPI DO MST


Rodrigues também disse que a CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito) do MST –que busca “investigar a atuação do grupo, seu real propósito e seus financiadores”– seria perseguição política. 


“Não é sobre o passado porque não há fato que a justifique. Nossas ações estão dentro do marco na democracia […] Nós vamos judicializar junto ao Supremo Tribunal Federal porque ela é inconstitucional”, disse.


Na 4ª feira (26.abr), o presidente da Câmara, deputado Arthur Lira (PP-AL), leu o requerimentos de abertura da comissão. Com a leitura formal, os colegiados são considerados criados. Eis a íntegra (279 KB).


Em 25 de abril, o coordenador do MST afirmou que se reuniu com Lira para tratar sobre a criação da Comissão Parlamentar de Inquérito que apuraria o movimento. Entretanto, o deputado negou o encontro.


“Não devemos ficar com medo da direita. Nós já passamos por quatro CPIs, e o MST saiu mais forte de todas elas. A CPI é desnecessária e não acumula para o debate democrático no Brasil”, declarou o coordenador. Em sua avaliação, porém, o governo “está fraco” no Congresso Nacional. 



Para ler a matéria na íntegra acesse nosso link na pagina principal do Instagram. www: professsortaciano medrado.com  e  Ajude a aumentar a nossa comunidade.

AVISO: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Blog do professor Taciano Medrado. Qualquer reclamação ou reparação é de inteira responsabilidade do comentador. É vetada a postagem de conteúdos que violem a lei e/ ou direitos de terceiros. Comentários postados que não respeitem os critérios serão excluídos sem prévio aviso.

Faça um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem