Ex-ministro preso pela PF será diretor do Porto de Santos

Foto reprodução Twitter de Marcio França

O ex-ministro da Integração Nacional Antônio de Pádua de Deus Andrade, de 57 anos, teve seu nome aprovado nesta 2ª feira (24.abr.2023) pelo governo federal e pela Conselho de Administração da APS (Autoridade Portuária de Santos) para assumir a diretoria de Operações do Porto de Santos. Eis a íntegra do anúncio (275 KB).

 

Indicado para o cargo pelo ministro de Portos e Aeroportos, Márcio França, Pádua Andrade foi preso de forma temporária pela PF (Polícia Federal) em setembro de 2020 na operação SOS, que investigou o desvio de recursos públicos da saúde destinados para construção de hospitais de campanha durante a pandemia da covid-19 no Pará.


À época, o ex-ministro do governo do ex-presidente Michel Temer (MDB) atuava como secretário de Transportes do Estado nortista.


Em outubro de 2020, o ministro Dias Toffoli, do STF (Supremo Tribunal Federal), acatou o pedido de habeas corpus e revogou a prisão temporária de Pádua Andrade e de outros 4 detidos –Parsifal de Jesus Pontes, Peter Cassol Silveira, Nicolas André Tsontakis Morais e Leonardo Maia Nascimento– na operação SOS.


Segundo o magistrado, a liberdade dos investigados, como o ex-secretário de Transportes, não poderia interferir “na análise do material apreendido”, uma vez que “aparelhos eletrônicos, outros bens e documentos do paciente, necessários à elucidação dos fatos, já estão em poder das autoridades de persecução penal”. Leia a íntegra da decisão (208 KB).


O OUTRO LADO


O Poder360 tentou contato com Antônio de Pádua de Deus, entretanto, não foi possível localizar a defesa do ex-ministro. O espaço seguem aberto para a manifestação.


A este jornal digital, a assessoria de Márcio França afirmou que “todos os diretores passaram por um rigoroso processo de avaliação, inclusive com o envio de todas as certidões negativas solicitadas e exigidas por lei”.


Pádua de Andrade é engenheiro civil com pós-graduação em Engenharia de Produção, Segurança do Trabalho e Gestão de Pessoas. Além de ministro da Integração Nacional e secretário de Transportes no Pará, também foi diretor de Engenharia da antiga Codesp (Companhia Docas do Estado de São Paulo).


NOVA DIRETORIA DO PORTO DE SANTOS


Além de Pádua Andrade, também foram anunciados outros 4 nomes que irão compor a nova diretoria da Autoridade Portuária de Santos:


Anderson Pomini, diretor-presidente;


Bernadete Bacellar do Carmo Mercier, diretoria de Administração e Finanças;


Carlos Magano, diretoria de Infraestrutura;


Eduardo Lustoza, diretoria de Desenvolvimento de Negócios e Regulação.


Em seu perfil no Twitter, Márcio França publicou uma fotografia com os novos nomes da diretoria. Segundo ele, “tirar o túnel Santos-Guarujá do papel e valorizar os trabalhadores que construíram a história” do Porto de Santos são alguns dos “grandes desafios” que devem enfrentar.

Faça um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem