Estudantes do NUCA Juazeiro exploram os potenciais da Caatinga ao visitar o Cemafauna durante programação de evento que enaltece o bioma


Em alusão a programação da 2ª Semana da Caatinga, promovida pela Prefeitura de Juazeiro, através da Secretaria de Meio Ambiente e Ordenamento Urbano (Semaurb), um grupo de estudantes do Núcleo de Cidadania dos Adolescentes (NUCA) de Juazeiro conheceram nesta quinta-feira (27), o Centro de Conservação e Manejo da Fauna da Caatinga (Cemafauna), da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf), em Petrolina (PE). A visita teve como objetivo proporcionar aos estudantes uma experiência única de aprendizado sobre a importância da preservação da Caatinga e da fauna local.


Durante a visita, os jovens puderam conhecer o trabalho realizado pelo Cemafauna, que realiza pesquisas e projetos de conservação da fauna e flora da Caatinga. Acompanhados por guias especializados, os estudantes tiveram a oportunidade de observar de perto algumas espécies da fauna local e aprenderem sobre a importância da conservação do bioma da Caatinga, que é considerado um dos mais importantes do país e abriga diversas espécies únicas.


Para Greice Kelly, mobilizadora do NUCA de Juazeiro, a visita ao Cemafauna foi uma oportunidade valiosa para que os estudantes conhecerem mais sobre o meio ambiente e se engajarem em ações de preservação. "A presença dos adolescentes no cemafauna os ajuda a refletir sobre a importância da caatinga, já que eles são parte integrante deste bioma. Ao terem conhecimento da diversidade de animais que habitam esta região, são capazes de desenvolver uma compreensão mais ampla sobre questões ambientais e climáticas que são abordadas em sala de aula, mas que muitas vezes não são possíveis de serem visualizadas na prática", afirmou.


José Lima Leão, de 15 anos, contou que ficou surpreso com a quantidade de cores, cheiros e formas que a Caatinga possui. “Meu pai trabalha com agricultura e mesmo tendo esse contato com a natureza, pra mim foi uma descoberta incrível ter visto a diversidade de plantas e animais", comentou.

Ao final da visita, os estudantes agradeceram a oportunidade de aprenderem mais sobre a preservação da Caatinga e se mostraram motivados a realizar ações de conscientização em suas comunidades.


O Nuca


Iniciativa da Fundação das Nações Unidas para a Infância (UNICEF), o Núcleo de Cidadania de Adolescentes (NUCA) de Juazeiro (BA) é composto por adolescentes, com idades entre 12 e 18 anos, com o objetivo de discutir e fomentar a promoção de ações que assegurem direitos e oportunidades para os adolescentes


Texto: Gabriel Filliph – Ascom/PMJ

Fotos: Pedro  Ângelo – Ascom/PMJ

 


Para ler a matéria na íntegra acesse nosso link na pagina principal do Instagram. www: professsortaciano medrado.com  e  Ajude a aumentar a nossa comunidade.

AVISO: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Blog do professor Taciano Medrado. Qualquer reclamação ou reparação é de inteira responsabilidade do comentador. É vetada a postagem de conteúdos que violem a lei e/ ou direitos de terceiros. Comentários postados que não respeitem os critérios serão excluídos sem prévio aviso.

Faça um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem