SEMANA DA MULHER: Prefeitura de Juazeiro reforça cuidados para prevenir doenças que afetam as mulheres


A mulher vive uma rotina intensa, se dividindo nos papeis de mãe, profissional, entre tantos outros. Os cuidados com a própria saúde acabam ficando de lado. A Prefeitura de Juazeiro, através da Secretaria de Saúde (Sesau), aproveita a proximidade do Dia Internacional da Mulher (08 de março) para enfatizar a necessidade das mulheres estarem atentas ao seu bem-estar físico e mental.


Alimentação balanceada e prática de atividades físicas, são essências para manter uma vida mais saudável. Além dessas medidas, as mulheres também precisam visitar com regularidade o médico ginecologista e fazer alguns exames de rotina para prevenir ou diagnosticar doenças precocemente, facilitando o tratamento.


De acordo com o ginecologista e diretor médico da Maternidade Municipal, Jair Brito, é indicado que as visitas ao ginecologista comecem a partir da primeira menstruação. “A orientação é que o acompanhamento seja iniciado após a menarca, primeira menstruação. De preferência, antes do início da atividade sexual para que a saúde ginecológica possa ser avaliada preventivamente. Recomendamos também que as consultas preventivas aconteçam uma vez por ano”, explicou Jair Brito.


O médico ainda apontou os principais exames que devem ser realizados com regularidade: Papanicolau (preventivo) e a mamografia (a partir dos 40 anos de idade). Exames como ultrassom transvaginal e de mama devem ser feitos quando houver orientação médica.


A avaliação médica embasada nos resultados dos exames clínicos e de imagem são fundamentais para a prevenção e diagnostico de doenças como os cânceres de Mama, Colo de Útero, entre tantas outras que afetam a saúde da mulher.


Ascom Sesau

Fotos: Pedro Ângelo 

 

Para ler a matéria na íntegra acesse nosso link na pagina principal do Instagram. www: professsortaciano medrado.com  e  Ajude a aumentar a nossa comunidade.

AVISO: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Blog do professor Taciano Medrado. Qualquer reclamação ou reparação é de inteira responsabilidade do comentador. É vetada a postagem de conteúdos que violem a lei e/ ou direitos de terceiros. Comentários postados que não respeitem os critérios serão excluídos sem prévio aviso.

Faça um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem