SEÇÃO CURIOSIDADE: por que garrafas de vinho têm o fundo côncavo?

(Fonte: GettyImages/Reprodução)

Bebidas são vendidas em garrafas nos mais diversos estilos e formatos há tempos, sendo que algumas delas são capazes de despertar curiosidade em algumas pessoas. Por exemplo: você sabe o motivo do fundo das embalagens de vinho terem formato côncavo? Caso esteja no grupo dos que possuem essa dúvida, a resposta está a seguir.

Explicando o fundo côncavo da garrafa de vinho


É preciso dizer que, no início, as garrafas de vinho apresentavam a concavidade na parte de baixo por simples questão de equilíbrio, uma vez que eram criadas por sopradores de vidro. Por conta disso, ela ficava com fundo arredondado, forçando os trabalhadores a empurrarem esse área e criando o formato que conhecemos.


Se no começo esse fundo côncavo tinha surgido como uma alternativa para deixar as garrafas em pé, o passar do tempo fez com que muitos percebessem outra utilidade para ele: permitir que sedimentos insolúveis do vinho gerados naturalmente durante a fermentação tivessem uma área para se alojar.


Dessa forma, os sedimentos acabavam separados do restante da bebida, impedindo que eles caíssem no copo. Isso convenceu os produtores de garrafas a adotarem esse formato não apenas para vinho, mas também espumantes e champanhe.


Posteriormente, foram descobertas outras utilidades para esse formato na parte de baixo da garrafa, como maior resistência contra impactos externos e pressão dos gases internos, bem como a facilidade na hora de servir a bebida — afinal, colocar o polegar na concavidade evita que a garrafa fique aquecida, interferindo na temperatura do vinho.


Para concluir: você já ouviu a frase "quanto maior a concavidade da garrafa, melhor a bebida que está nela"? Não acredite nisso, pois é apenas um grande mito.

Fonte: Mega curioso

Para ler a matéria na íntegra acesse nosso link na pagina principal do Instagram. www: professsortaciano medrado.com  e  Ajude a aumentar a nossa comunidade.

AVISO: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Blog do professor Taciano Medrado. Qualquer reclamação ou reparação é de inteira responsabilidade do comentador. É vetada a postagem de conteúdos que violem a lei e/ ou direitos de terceiros. Comentários postados que não respeitem os critérios serão excluídos sem prévio aviso.

Faça um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem