Profissionais da Prefeitura de Juazeiro participam de capacitação sobre sistema para o monitoramento das ações de atenção à saúde do trabalhador


Na manhã desta segunda-feira (27), profissionais do Centro de Referência em Saúde do Trabalhador de Juazeiro (Cerest) participaram de uma capacitação sobre o Sistema de Informações para o Monitoramento das Ações de Vigilância e Atenção à Saúde do Trabalhador (SIVAST). O sistema foi desenvolvido pelo Núcleo de Informação em Saúde do Trabalhador (NISAT), Coordenação de Gestão da Rede Estadual de Saúde do Trabalhador (COGER) e pela Coordenação de Planejamento (COPLAN), para sistematizar as informações sobre acidentes e doenças relacionadas ao trabalho.


Profissionais do Cerest como, fisioterapeuta, médico do trabalho, psicóloga, assistente social, enfermeira do trabalho, entre outros, participaram da formação oferecida pela Rede Nacional de Atenção Integral à Saúde do Trabalhador (Renast), ligada ao Ministério da Saúde, em parceria com a Diretoria de Vigilância e Atenção à Saúde do Trabalhador (DIVAST) e do Núcleo Regional de Saúde Norte (NRBS).


“O treinamento é para registro e envio dos relatórios mensais, a fim de alimentar o SIVAST e arquivar os dados levantados em tempo real.  Esse processo se divide em três partes: relatório de inspeções das condições e melhorias dos processos dos  ambientes de trabalho, relatório da situação de saúde do trabalhador, como, porque e onde a população mais adoece, tipos de atividades que mais adoecem, acidentes e fatores de riscos  e educação popular, através de eventos programados para conscientização dos  trabalhadores e população em geral, quanto o surgimento e as gravidades das doenças regionais, estaduais e nacionais” explicou o gerente do Cerest, Célio Roberto.


Além de Juazeiro, os municípios de Curaçá, Casa Nova, Uauá, Campo Alegre de Lurdes, Sento Sé e Remanso também participaram da formação.


 Ascom Sesau

 


Para ler a matéria na íntegra acesse nosso link na pagina principal do Instagram. www: professsortaciano medrado.com  e  Ajude a aumentar a nossa comunidade.

AVISO: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Blog do professor Taciano Medrado. Qualquer reclamação ou reparação é de inteira responsabilidade do comentador. É vetada a postagem de conteúdos que violem a lei e/ ou direitos de terceiros. Comentários postados que não respeitem os critérios serão excluídos sem prévio aviso.

Faça um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem