PRESENTE DE GREGO: Bahia terá aumento do ICMS a partir de março de 2023



A partir de 22 de março de 2023, Bahia terá uma nova taxa para o Imposto sobre Circulação de Mercadorias (ICMS), de acordo com o que foi divulgado pela Secretaria da Fazenda (Sefaz) do estado. As informações são do blog de notícias Chico Sabe Tudo.


A taxa, que atualmente é de 18%, aumentará para 19% no estado, segundo a Sefaz, isso está de acordo com um estudo divulgado pelo Comitê Nacional de Secretários de Fazenda dos Estados e do Distrito Federal (Comsefaz), que mostra a necessidade de reposição das perdas de arrecadação.


Sem essas medidas de ajuste fiscal, os estados enfrentariam uma situação complicada a partir de 2023 e teriam problemas para conseguir os recursos necessários para manter os serviços públicos funcionando, informou a Sefaz.


Ainda segundo o órgão estadual, as perdas são consequências das mudanças promovidas pelas leis complementares 192 e 194, que diminuíram as alíquotas do imposto estadual para combustíveis, energia elétrica e serviços de telecomunicações. A Sefaz aponta o Governo Federal como responsável e diz que as leis federais levaram a significativas perdas de arrecadação de ICMS.


O estudo da Comsefaz também revelou que, por meio de fiscalização, foram retirados mais de R$ 124 bilhões de arrecadação do tributo estadual em todo o território nacional, o que também teve consequências nos orçamentos municipais, uma vez que os estados repassam 25% do total arrecadado com o ICMS para os municípios.


A Sefaz também anunciou que a nova alíquota não será o bastante para cobrir todas as perdas e que o estado deve continuar realizando as mesmas ações que permitiram uma economia de R$ 9 bilhões em custos entre 2015 e 2021.


Para ler a matéria na íntegra acesse nosso link na pagina principal do Instagram. www: professsortaciano medrado.com  e  Ajude a aumentar a nossa comunidade.

AVISO: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Blog do professor Taciano Medrado. Qualquer reclamação ou reparação é de inteira responsabilidade do comentador. É vetada a postagem de conteúdos que violem a lei e/ ou direitos de terceiros. Comentários postados que não respeitem os critérios serão excluídos sem prévio aviso.

Faça um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem