FRANÇA: Greve dos garis transformam as ruas de Paris em um grande "lixão " a céu aberto

 

   
Fotos : Tairine Medrado direto de París (18/03/2023), via Whats app

greve dos garis em Paris completa dez dias nesta terça-feira (14) e se estende a outras cidades francesas. Os agentes de limpeza protestam contra a controversa reforma da Previdência, mas têm poucas esperanças que o presidente Emmanuel Macron se dobre à mobilização. As informações são do G1- Mundo.


"O governo não entende que morremos antes dos outros" é o título de uma matéria do jornal "Libération", que ouviu agentes de limpeza de Paris em greve. Ao diário, eles contaram as dificuldades que enfrentam no dia a dia. "Mas a população só quer saber se o lixo foi recolhido", diz o gari David. 


A reportagem do jornal foi até uma estação de incineração de lixo em Ivry-sur-Seine, periferia da capital francesa, bloqueada por empregados há mais de uma semana. Os agentes de limpeza acamparam no local e prometem continuar em greve até que o governo os ouça.


"Faz tempo que Macron não escuta as ruas, mas se nos deixamos ser derrotados, não vamos conseguir nada", diz o lixeiro Karim, 39 anos, ao Libération. "É fácil ir fazer festa na África, como o presidente fez na semana passada, mas vir conversar com os sindicalistas, é muito mais difícil", reitera. 


Segundo o projeto de reforma da Previdência, que foi aprovado pelo Senado no domingo (12) e volta para a Assembleia de deputados nesta quinta-feira (16) para o voto final, a idade mínima para aposentadoria dos lixeiros passará de 57 para 59 anos. Para categoria, a ideia é inaceitável. 


Daouda, 49 anos, explica ao Libé que os lixeiros têm uma expectativa de vida menor do que o resto da população devido à inalação do cheiro dos dejetos. Já o aposentado Pascal, de 64 anos, conta que trabalhou 36 anos recolhendo lixo das ruas. Ele participa da mobilização em apoio aos colegas e afirma que, devido às mais de três décadas na profissão, desenvolveu hipertensão e problemas na tireoide. "As pessoas não fazem ideia do que é ser lixeiro", enfatiza.

 

Guerra política: governo x prefeitura


O jornal "Les Echos" trata da guerra política que a greve dos lixeiros detonou entre a prefeita de Paris, a socialista Anne Hidalgo, e o governo nacional, de centro-direita. Em entrevista à rádio Franceinfo, o ministro das Contas Públicas, Gabriel Attal - que não esconde sua intenção de se candidatar à prefeitura da capital francesa nas próximas eleições -, não poupa Anne Hidalgo de críticas. Segundo ele, a socialista encoraja os garis a continuarem paralisados. 


Outros membros do governo Macron também miram na prefeita de Paris, destaca Les Echos. É o caso da ministra das Pequenas e Médias Empresas, Olivia Grégoire, que denuncia "uma oposição ideológica que castiga os parisienses". Já o ministro dos Transportes, Clément Beaune, aponta inação da parte da socialista que, segundo ele, não previu nenhuma medida de urgência para resolver o problema.


Enquanto quase seis toneladas de lixo se acumulam a céu aberto em Paris, agentes de limpeza de outras cidades francesas - como Nantes, Antibes e Montpellier - também aderem ao movimento para pressionar o governo a recuar nos planos de impor a reforma da Previdência, destaca o jornal Le Figaro. 


Vários membros do governo pedem que Hidalgo recorra às chamadas "requisições", medida polêmica que obrigaria alguns empregados a voltarem ao trabalho, impondo um serviço mínimo de coleta de lixo. No entanto, como explica Le Figaro, mesmo que o pedido seja feito pela prefeita de Paris, ele precisa ser aprovado pela Secretaria de Segurança Pública. Além de complicada, a iniciativa é vista como autoritária por boa parte dos juízes administrativos, que podem se recusar a furar o direito de greve, conclui o jornal. 


Para ler a matéria na íntegra acesse nosso link na pagina principal do Instagram. www: professsortaciano medrado.com  e  Ajude a aumentar a nossa comunidade.

AVISO: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Blog do professor Taciano Medrado. Qualquer reclamação ou reparação é de inteira responsabilidade do comentador. É vetada a postagem de conteúdos que violem a lei e/ ou direitos de terceiros. Comentários postados que não respeitem os critérios serão excluídos sem prévio aviso.

Faça um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem