Prefeitura de Juazeiro reforça limpeza de canais e aplicação de cal para eliminação de mosquitos

A Prefeitura de Juazeiro tem reforçado, diariamente, as ações de limpeza de canais em todo o município para melhor atender à população. Aliado à limpeza, o Serviço de Água e Saneamento Ambiental (SAAE) voltou a aplicar cal nas margens dos canais para impedir a reprodução de mosquitos. Nesta quinta-feira (9), por exemplo, o Riacho Macarrão,no bairro Nova Esperança, recebeu a ação. 


“Realizamos a limpeza dos canais e em seguida colocamos Óxido de Cálcio (CaO) – também conhecido como ‘cal’ -,uma substância alcalina, que eleva o pH e a temperatura em contato com a água,eliminando as larvas que geram insetos, impedindo também a procriação de novas larvas por criar um ambiente estéril para reprodução de mosquito. Esse produto é utilizado em tratamento de esgoto, indústria farmacêutica e construção civil, pois se trata de um produto biodegradável que não afeta o meio ambiente”, destaca o diretor-presidente do SAAE, Anderson Freire. 


O produto é aplicado após a limpeza dos canais. Dessa forma, elimina as larvas dos mosquitos Aedes aegypti e Cullex (muriçoca comum) existentes naquele local e impede a reprodução. Essa é uma ação que o município vem dando sequência e os resultados são bastante satisfatórios.  


É importante reforçar, no entanto, que essa ação não impede que a população continue tomando os devidos cuidados dentro de casa, eliminando recipientes que acumulam água e servem de local para reprodução do mosquito transmissor da dengue, zika e chikungunya.


Assessora de Imprensa do SAAE

Fotos: SAAE



Para ler a matéria na íntegra acesse nosso link na pagina principal do Instagram. www: professsortaciano medrado.com  e  Ajude a aumentar a nossa comunidade.

AVISO: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Blog do professor Taciano Medrado. Qualquer reclamação ou reparação é de inteira responsabilidade do comentador. É vetada a postagem de conteúdos que violem a lei e/ ou direitos de terceiros. Comentários postados que não respeitem os critérios serão excluídos sem prévio aviso.

Faça um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem