POLÍTICA: Não convém ao União Brasil entrar na base de Lula, diz líder

Foto: Câmara dos deputados


O líder do União Brasil na Câmara, deputado 
Elmar Nascimento (BA), disse que não convém à sua sigla oficializar a entrada na base aliada do governo de Luiz Inácio Lula da Silva (PT). O congressista minimizou a indicação de 3 ministros da legenda para a Esplanada e cobrou a liberação de emendas pelo Executivo. As informações são do poder 360.


“[Por causa da] configuração do partido, não convém [entrar na base aliada]. Imagine, eu dou uma declaração a vocês que sou base. Eu saio com 20 a 25 deputados me contestando. O que o governo vai ganhar com isso?”, disse Elmar em entrevista ao jornal Folha de S.Paulo.


Segundo Elmar, a escolha de Daniela Carneiro (Turismo), Juscelino Filho (Comunicações) e Waldez Góes (Integração) para os ministérios não representam indicações da legenda, mas escolhas pessoais do senador Davi Alcolumbre (União Brasil-AP).


“Não pode ser o governo que vai dizer o que entrou na nossa cota. Somos nós que temos que aceitar. […] Não posso reconhecer quem não é filiado ao partido, até porque eu vou estar desprestigiando os filiados”, declarou.


Ainda segundo Elmar, o governo deveria agilizar o pagamento de emendas aos congressistas e contemplar os deputados de baixo clero.


“O governo precisa dialogar e cumprir os compromissos. Principalmente fazer fluir o Orçamento. […] 80% do Congresso, que é o baixo clero, quer saber da execução orçamentária”, afirmou.


Elmar esteve perto de se tornar ministro do governo Lula, mas acabou vetado por petistas da Bahia. Pertencente a um grupo político adversário do PT na Bahia, o líder do União Brasil costumava criticar o petista.


Na Esplanada dos Ministérios, uma das alocadas foi Daniela Carneiro, que não tem densidade política para atrair os votos da bancada do partido.


O processo causou desgaste do novo governo com o próprio Elmar, com a bancada do União Brasil, e com o presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), de quem o deputado baiano é próximo.


Elmar é capaz de atrair deputados de seu partido para a base do governo, algo que a direção do União Brasil tem tido dificuldades para fazer.

Para ler a matéria na íntegra acesse nosso link na pagina principal do Instagram. www: professsortaciano medrado.com  e  Ajude a aumentar a nossa comunidade.

AVISO: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Blog do professor Taciano Medrado. Qualquer reclamação ou reparação é de inteira responsabilidade do comentador. É vetada a postagem de conteúdos que violem a lei e/ ou direitos de terceiros. Comentários postados que não respeitem os critérios serão excluídos sem prévio aviso.

Faça um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem