EVENTO: Juazeiro inicia Pré-conferências Municipais de Saúde com usuários do SUS nesta quarta-feira(15)

Com a proposta de discutir o SUS, Juazeiro iniciou nesta quarta-feira (15) as Pré-conferências Municipais de Saúde. O evento, organizado pela Prefeitura de Juazeiro, através da Secretaria de Saúde de Juazeiro (Sesau), em conjunto com o Conselho Municipal de Saúde, destinou este primeiro dia para os usuários do SUS.


A abertura da Pré-conferência foi realizada pelo secretário de Saúde de Juazeiro, Allan Jones, e pelo secretário do Conselho Municipal de Saúde, Cláudio Antônio dos Santos. “Acredito que já foi muito positivo este primeiro dia. Discutimos propostas que podem ser levadas para a Conferência. Todo este trabalho das Pré-conferências será consolidado na Conferência nos dias 22 e 23 de março. Convido toda a população de Juazeiro para fazermos política pública neste momento. A partir daí a gente vai poder levar propostas consolidadas. Saúde forte se faz com a participação de todos e é isso que a gente pretende fazer, democratizar as ações e as falas em busca de um SUS fortalecido”, disse o secretário de saúde.


Durante a Pré-conferência, os usuários do SUS, a maioria que já tinha participado das mobilizações nas suas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e nos outros serviços de saúde do município, levantaram propostas que podem ser discutidas durante a conferência. Dona Maria Francisca Dias veio da comunidade de Campos, no interior de Juazeiro. Ela participou das reuniões convocatórias na UBS para a Pré-conferência e representou a comunidade no evento. “Estou achando boa a participação da comunidade, para ajudar a resolver o que ainda falta em cada localidade”, disse.


Jairo Antônio Amorim, usuário do Caps AD III é um dos postulantes a delegado na Conferência e também foi participar da Pré-conferência. “Este é um momento muito importante para Juazeiro, hora de discutir as melhorias para que a gente tenha um SUS melhor”, destacou o usuário do SUS.


Participaram neste primeiro dia da Pré-conferência, 116 participantes. O presidente do Conselho Municipal de Saúde, Robson Vieira, ressaltou a participação popular neste primeiro dia. “A nossa Pré-conferência iniciou com um bom público. A gente se alegra com isso, em ver a população participando. Isso é um reflexo do que será a 10ª Conferência nos dias 22 e 23 de março. A população, a Secretaria Municipal de Saúde, que vem trabalhando na construção desta Conferência, juntamente com o Conselho, estão todos de parabéns pela dedicação para que este evento fosse realizado”, disse o presidente do Conselho Municipal de Saúde.


As Pré-conferências estarão sendo realizadas nos dias 15, 16 e 17 de março para usuários, gestores/prestadores e trabalhadores da saúde, respectivamente. A votação dos delegados é realizada nas Pré-conferências e estes terão voz e voto na Conferência. “Todos os lugares que nós frequentamos em todo o nosso ciclo de vida tem uma participação do SUS. Nos restaurantes e pousadas que são fiscalizadas pela Vigilância Sanitária, por exemplo. O SUS está em todo lugar. Defender o SUS é defender a saúde pública de qualidade. Quando defendemos o SUS, defendemos a manutenção da nossa vida”, destacou a enfermeira da Sesau e membro da comissão organizadora da Conferência, Tatiane Malta.


10ª Conferência Municipal de Saúde de Juazeiro


A 10ª Conferência Municipal de Saúde de Juazeiro será nos dias 22 e 23 de março na Univasf. Este ano o tema da conferência é “Garantir Direitos e Defender o SUS, a Vida e a Democracia – Amanhã vai ser outro dia”. No dia 22 o evento será das 16h às 22h.  No dia 23, a conferência inicia às 8h e segue até 18h.

 

Ascom Sesau PMJ

Para ler a matéria na íntegra acesse nosso link na pagina principal do Instagram. www: professsortaciano medrado.com  e  Ajude a aumentar a nossa comunidade.

AVISO: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Blog do professor Taciano Medrado. Qualquer reclamação ou reparação é de inteira responsabilidade do comentador. É vetada a postagem de conteúdos que violem a lei e/ ou direitos de terceiros. Comentários postados que não respeitem os critérios serão excluídos sem prévio aviso.

Faça um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem