EVENTO: Abertura da 10ª Conferência Municipal de Saúde de Juazeiro destaca o fortalecimento do SUS

 

Após muita expectativa, Juazeiro iniciou nesta quarta-feira (22) a 10ª Conferência Municipal de Saúde, um evento promovido pela Prefeitura de Juazeiro, através da Secretaria de Saúde (Sesau), em conjunto com o Conselho Municipal de Saúde. A palestra magna “Garantir Direitos e Defender o SUS, a Vida e a Democracia – Amanhã Vai Ser Outro Dia” foi realizada pela professora Drª. Ângela Carneiro.

A mesa de abertura foi composta pela prefeita Suzana Ramos, o secretário de Saúde de Juazeiro, Allan Jones, o presidente do Conselho Municipal de Saúde, Robson Vieira, o representante do Núcleo Regional Norte de Saúde, Pedro Alcântara, a vereadora integrante da Comissão de Saúde da Câmara de Vereadores, Neguinha da Santa Casa, e o presidente da Federação Municipal das Associações e Entidades Afins de Juazeiro (FMAMEAJ), Chico Bito.


A prefeita Suzana Ramos agradeceu aos profissionais de saúde pelo empenho no cuidado com o paciente. “A Saúde é difícil e a gente precisa ter sensibilidade. A gente tem avançado na saúde de Juazeiro e sabemos que precisamos avançar mais. Mas, sem dúvida, dessa Conferência vai sair muita coisa positiva para apresentarmos e, a cada dia, estaremos avançando mais e mais”, disse a prefeita.

A presidente da Comissão de Saúde da Câmara de Vereadores, Neguinha da Santa Casa, enfatizou as propostas que sairão da conferência. “Estamos no primeiro dia da Conferência Municipal de Saúde e podemos aproveitar ao máximo esses momentos. Daqui sairão propostas para a estadual e nacional para podermos discutir o SUS, que é o melhor plano de saúde que temos, apesar das dificuldades”, declarou a vereadora.


Participaram do evento também os vereadores Berg da Carnaíba, e Gleidson Azevedo, assessores especiais e secretários municipais.


10ª Conferência Municipal de Saúde


A 10ª Conferência Municipal de Saúde continua nesta quinta-feira (23) a partir das 8h e segue até o final do dia com a discussão de propostas. O secretário de Saúde, Allan Jones destacou o êxito do evento, tão importante para Juazeiro. “A gente conta com a participação de todos da comunidade e certamente teremos um belíssimo evento. Estamos respeitando o controle social, ouvindo a população, os delegados terão direito a voz e voto e ao final vamos selecionar as melhores propostas para a busca incansável de fortalecer o SUS”, declarou.


O presidente do Conselho Municipal de Saúde, Robson Vieira destacou a importância da conferência municipal para a criação das políticas para um SUS fortalecido. “Nós sabemos que é daqui que vamos construir projetos e ideias que estaremos levando para a estadual, e lá serão aprovadas propostas que foram construídas aqui”, disse.


Fortalecimento do SUS


A palestrante da noite, Drª Ângela Carneiro ressaltou o fortalecimento do SUS, um sistema do qual depende a maioria dos brasileiros. “Apesar do SUS ter 30 anos, ainda estamos brigando para defender os direitos. A gente está em um momento de reconstrução do sistema de saúde, de melhorar alguns indicadores e defender o SUS, que está na Constituição Brasileira. É preciso que a população se una. A gente precisa garantir que o sistema de saúde funcione, pois hoje 75% da população brasileira depende do SUS”, destacou.


A dona Marta Lucia Félix participou da 10ª Conferência Municipal de Saúde como usuária do SUS e reconhece este um ótimo momento para a discussão do SUS melhor. “A Conferência é o espaço mais legítimo que tem para se discutir, construir, solicitar, tudo para melhoria da saúde pública. A gente espera conseguir discutir propostas mais voltadas para o financiamento do SUS, melhorias dos recursos para se fazer o SUS com a qualidade da sua proposta”, destacou.


Programação

 

Dia 23 de Março de 2023:


08h – 12h Atividades e Discussões em Grupos nos Eixos temáticos – definição de propostas.

12h30 – 13h30 Intervalo Almoço

13h30 Coral CAPS

14h Plenária Final para aprovação das proposições e eleição de delegados para a Etapa Estadual.

18h Encerramento das atividades

 

Ascom Sesau PMJ

Fotos: Edinázio Dias e Ícaro Alexandre


Para ler a matéria na íntegra acesse nosso link na pagina principal do Instagram. www: professsortaciano medrado.com  e  Ajude a aumentar a nossa comunidade.

AVISO: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Blog do professor Taciano Medrado. Qualquer reclamação ou reparação é de inteira responsabilidade do comentador. É vetada a postagem de conteúdos que violem a lei e/ ou direitos de terceiros. Comentários postados que não respeitem os critérios serão excluídos sem prévio aviso.

Faça um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem