EDUCAÇÃO: De TV aberta para WEB: Proposta de migração da TV Escola Juazeiro consolida o protagonismo dos estudantes da rede


Pioneira na Gestão Suzana Ramos, a TV Escola Juazeiro – Canal do Saber, implantada pela Prefeitura Municipal, através da Secretaria de Educação e Juventude (Seduc), está migrando para uma nova plataforma, com propostas que contemplam, principalmente, conceitos, cenários e linguagens da nossa região. O objetivo é fortalecer, ainda mais, a aprendizagem dos alunos da rede municipal, por meio da transmissão de conteúdos educativos autorais e contextualizados.


A proposta inicial da TV Escola era levar conhecimento aos alunos que não tinham acesso à sala de aula e à internet, devido à pandemia da COVID-19. Porém, com a volta das aulas presenciais, a proposta da TV mudou, passando a ser um suporte e complementando a sala de aula. A TV Escola na web será uma ponte entre professor e aluno, em busca de maior qualidade no ensino.


De acordo com Armando Pereira, coordenador da TV Escola, para esta nova fase a ideia é tornar o aluno protagonista, através das formações de núcleos e mostrar o que está acontecendo no dia a dia da Escola. “Nosso objetivo é que o aluno também faça a TV Escola. A ideia é a formação de núcleos, com a presença de professores, gestores e famílias para dar visibilidade a tantos projetos potentes que existem nas escolas. Além disso, através desses núcleos, será possível desenvolver e identificar competências e afinidades das crianças”, explica Armando, destacando que o foco é que a TV Escola na web funcione como um aparato ao professor, “para que ele possa potencializar sua aula, pensando sempre na aprendizagem dos estudantes. Uma aula dinâmica, usando a ludicidade, em diferentes cenários, dentro e fora do estúdio. Todo esse processo de mudança traz muita expectativa e estamos trabalhando nisso”, finaliza Armando.


Adriana Campana é a coordenadora pedagógica da TV Escola e explica como irão funcionar os novos programas e conteúdos na Web. “A TV Escola já começa nessa nova fase, na web, com uma grande quantidade de conteúdos educativos, e que foram produzidos nesses últimos anos e estão sendo cuidadosamente revisitados e selecionados. Para os novos programas estamos querendo além da ludicidade, o dinamismo, que são importantes para uma interação maior com as escolas, e, principalmente, com os alunos*. Entendemos a importância do protagonismo da criança, desde a educação infantil, então, pensamos em conteúdos que possam auxiliar tanto ao professor, na sala de aula, quanto às crianças e aos estudantes. Tem que ser um conteúdo bastante interativo e criativo”, disse.


A TV ocupava a faixa 7.2 digital, na grade da TV aberta e o canal transmitido para todo o município chegava, inclusive, a outras cidades da região, levando ensino de qualidade e com acessibilidade. Com a nova reformulação, o conteúdo da TV Escola Juazeiro passará a ser inserido em uma nova plataforma que está sendo desenvolvida para acesso de todos. Quando finalizada, os alunos da rede municipal terão acesso através do site: www.tvescola.juazeiro.ba.gov.br, que se encontra em processo de conclusão para entregar conteúdo de excelência.


Ascom Seduc/PMJ

Para ler a matéria na íntegra acesse nosso link na pagina principal do Instagram. www: professsortaciano medrado.com  e  Ajude a aumentar a nossa comunidade.

AVISO: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Blog do professor Taciano Medrado. Qualquer reclamação ou reparação é de inteira responsabilidade do comentador. É vetada a postagem de conteúdos que violem a lei e/ ou direitos de terceiros. Comentários postados que não respeitem os critérios serão excluídos sem prévio aviso.

Faça um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem