Parceira entre Prefeitura de Juazeiro e faculdade potencializa atendimentos de fisioterapia em Unidades Básicas de Saúde

A Prefeitura de Juazeiro, através da Secretaria de Saúde (Sesau), acertou um convênio com a faculdade UniBRAS para prática de estágio supervisionado para os estudantes do curso de Fisioterapia. A parceira potencializará os atendimentos fisioterápicos nas Unidades Básicas de Saúde (UBS’s) do município.

As unidades serão campo de prática para cerca de 30 estudantes do curso de Fisioterapia que serão supervisionados por professores, os preceptores. Os atendimentos iniciarão no mês de fevereiro e serão oferecidos nas UBS’s: Dom Tomaz, CSU (bairro Alto do Alencar), Vila Jacaré (bairro Coreia) e Maringá.

“A estimativa é que pelo menos 50 pacientes, nas 04 unidades, sejam assistidos. Vale ressaltar que as atividades desenvolvidas no período do estágio não se limitam apenas aos atendimentos de cunho reabilitador. O foco principal é trabalhar os pilares da promoção de saúde e a prevenção de doenças. Desenvolveremos trabalhos preventivos em escolas, creches, igrejas, com palestras e rodas de conversas, buscando alcançar a comunidade local”, comentou a preceptora da UniBRAS, Virgínia Torres.

A diretora do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF), Ilane Costa, destacou a importância do estágio para a formação dos estudantes. “É nesse momento que o aluno sairá da teoria exposta na sala de aula para a prática junto aos pacientes. Eles terão acesso à realidade dos serviços, necessidades dos territórios, conhecimento do SUS. Poderão ampliar o olhar sobre o cuidado em saúde e sobre a própria profissão que escolheram. Chegarão ao mercado de trabalho mais preparados”, afirmou.

Como o serviço será oferecido?

Os atendimentos acontecerão nas UBS’s de terça a sexta-feira no período da manhã. Os pacientes que necessitarem do serviço fisioterápico podem procurar a UBS para agendar o atendimento ou serão encaminhados pelo médico da unidade. Os alunos também prestarão assistência em domicílio, no caso de pacientes acamados ou com dificuldade de locomoção que serão indicados pela equipe de saúde.

Texto: Marcela Cavalcanti - ASCOM SESAU


Para ler a matéria na íntegra acesse nosso link na pagina principal do Instagram. www: professsortaciano medrado.com  e  Ajude a aumentar a nossa comunidade.

AVISO: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Blog do professor Taciano Medrado. Qualquer reclamação ou reparação é de inteira responsabilidade do comentador. É vetada a postagem de conteúdos que violem a lei e/ ou direitos de terceiros. Comentários postados que não respeitem os critérios podem ser removidos sem prévia notificação

Faça um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem