PETROLINA-PE: Campanha salarial 2023: Sindsemp apresenta pauta de reivindicações à Secretaria de Educação de Petrolina

Na reunião ocorrida nesta quarta-feira (11) na sede da Secretaria de Educação Cultura e Esportes de Petrolina, o Sindsemp apresentou a pauta com as reivindicações dos servidores da  rede municipal de ensino. Além das conquistas já alcançadas, a entidade busca ampliar a valorização salarial da categoria.

"Na verdade, estamos na conclusão de um processo de mudanças na educação do município com a atuação do sindicato. Lutamos  pelo 1/3 da hora atividade, pela unificação das nomenclaturas dos professores do ensino fundamental, que já conseguimos, mas, em todas as pautas temos um residual de reivindicações não menos importantes. Por isso, hoje discutimos sobre a renovação dos Planos de Cargos e Carreiras dos profissionais da educação. Também tratamos de um tema que temos debatido muito e colocamos na mesa novamente, inclusive, já vimos um avanço por parte da secretária Rosane, que é ampliação da carga horária, em especial, para esses professores que entraram no concurso de 2019", explica Carlos Odair da Luz, secretário geral do Sindsemp e presidente do Conselho do Fundeb.

A vice-presidente do Sindicato, Maria Inês, reforça a persistência da entidade, que avançou uma nova base para a conquista deste pleito. "A gente já vem há um tempo pleiteando a possibilidade do professor do último concurso, que está apenas com 150 horas, ampliar essa carga horária para 200 horas. Durante o ano passado nós reivindicamos e não houve avanço, entretanto, na reunião de hoje que foi bastante proveitosa, tivemos uma sinalização positiva. A secretária Rosane nos repassou que tem uma pré-proposta e voltará a sentar conosco na sexta-feira (13) para que isso aconteça já em fevereiro, quando o professor for localizado nas escolas. Esta semana ela está fazendo um levantamento das vagas reais e nós também, pois sabemos que muitos professores se aposentaram em 2021 e 2022, principalmente os que atuavam  do 1º ao 5º ano da educação infantil. Então, se eles se aposentaram, surgem as vagas reais. É baseado nisso que reivindicamos a ampliação da carga horária e acreditamos que tem tudo para dar certo", apostou.

A diretora de assuntos extraordinários, Katiane Santos Torres, que é professora e ingressou na rede em 2002, a reunião com a secretária de educação de forma positiva. "Tendo em vista que as pautas foram discutidas, houveram avanços quanto às negociações e anseios trazidos por nós (enquanto sindicato), acerca dos servidores. Estamos em fase de regulação, e em breve poderemos ver na prática os avanços conquistados para os nossos servidores".

Sobre a aplicação do reajuste do piso nacional do magistério, a expectativa também é positiva. "O governo federal confirmou um aumento de 14,95% e para a gente, enquanto Sindicato, essa é a base com a qual vamos negociar a pauta salarial para o piso do magistério para 2023. E estamos avançando nestes aspectos" , reforçou Carlos.

"A gente não aceita menos que isso. Ela está fazendo o levantamento do impacto financeiro, que na verdade, nós já sabemos. É possível ser atendido. Aguardamos que a secretária de educação se reúna com o prefeito Simão Durando, por isso, estamos esperando que ela sente com ele. A previsão é que eles deliberem sobre isso no próximo dia 16 e esperamos que o prefeito atenda ao nosso pleito", ressaltou Inês, apontando ainda que o percentual deve ser aplicado em todos os níveis da carreira do magistério.

Assessoria de Comunicação do Sindsemp


Para ler a matéria na íntegra acesse nosso link na pagina principal do Instagram. www: professsortaciano medrado.com  e  Ajude a aumentar a nossa comunidade.

AVISO: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Blog do professor Taciano Medrado. Qualquer reclamação ou reparação é de inteira responsabilidade do comentador. É vetada a postagem de conteúdos que violem a lei e/ ou direitos de terceiros. Comentários postados que não respeitem os critérios podem ser removidos sem prévia notificação.

Faça um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem