OPINIÃO: Lula quer “alimentar crise” com Exército, diz senador Hamilton Mourão


O senador eleito pelo Rio Grande do Sul e general da reserva, Hamilton Mourão (Republicanos), disse neste sábado (21.jan.2023) ao jornal Folha de S. Paulo que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) quer “alimentar crise” com Exército ao demitir o comandante da instituição por ele recursar “pedir a cabeça de algum militar, sem que houvesse investigação”. 

Segundo apurou o Poder360, o ex-comandante do Exército, o general Júlio César Arruda queria manter a nomeação do tenente-coronel Cid para comandar o 1° BAC (Batalhão de Ações de Comandos) em Goiânia (GO), a partir de fevereiro de 2023.

Lula, por outro lado, queria que a promoção do ex-ajudante de ordens de Bolsonaro fosse revogada por conta das acusações. A recusa custou ao tenente-coronel o preço de cargo da caserna.

Mourão, ex-vice-presidente da República, disse que demissão de Arruda é “péssima para o país”.

Na manhã deste sábado (21.jan), Lula articulou a demissão de Arruda por telefone com o ministro da Defesa, José Múcio Monteiro. Eram pouco mais de 6h da manhã e ambos decidiram juntos que o melhor a ser feito seria demitir o até então comandante do Exército.

O ministro da Defesa não quis correr o risco de criar uma crise semelhante à que se formou por causa de acampamentos de extremistas em frente a QGs do Exército pelo país. Decidiu que uma atitude mais imediata deveria ser tomada por causa de uma resistência enxergada no comportamento do general Arruda.

A principal causa do desligamento de Arruda foi uma acusação de caixa 2 contra o tenente-coronel Mauro Cid durante o governo de Jair Bolsonaro (PL). Segundo apurou o Poder360, o ex-comandante queria manter a nomeação do militar para comandar o 1° BAC (Batalhão de Ações de Comandos) em Goiânia (GO), a partir de fevereiro de 2023. Lula, por outro lado, queria que a promoção do ex-ajudante de ordens de Bolsonaro fosse revogada por conta das acusações.

OUTRAS DEMISSÕES

Além do caso do tenente-coronel Cid, o general Arruda também resistia a trocar outros oficiais que ocupam cargos estratégicos.

Um deles, segundo apurou o Poder360, é o general Dutra (Gustavo Henrique Dutra de Menezes), que comanda desde abril de 2022 o Comando Militar do Planalto.

Outro que deve perder o posto é o tenente-coronel Paulo Jorge Fernandes da Hora, chefe do Batalhão da Guarda Presidencial. Fernandes teve uma discussão registrada em vídeo no 8 de Janeiro dificultando a prisão de vândalos dentro do Palácio do Planalto.

QUEM É TOMÁS

O general Tomás Miguel Miné Ribeiro Paiva, de 62 anos, faz parte do Exército há 41 anos e já participou de missões no Haiti, em 2010, e nos complexos da Penha e do Alemão (RJ), em 2012.

Comandou o Batalhão da Guarda Presidencial, em Brasília, o Corpo de Cadetes da Academia Militar das Agulhas Negras, em Campinas, a 2ª Subchefia do Comando de Operações Terrestres e a 11ª Brigada de Infantaria Leve, em Campinas.

Em 2019 ascendeu ao posto de General de Exército e passou a integrar o Alto Comando do Exército. Hoje, o general é o comandante Militar do Sudeste, que abrange o Estado de São Paulo.

Na última 4ª feira (18.jan.2023), Tomás Miguel defendeu que o resultado das urnas eletrônicas deve ser repeitado e afirmou que militares não devem expor opiniões políticas. Deu a declaração durante cerimônia de homenagem aos militares mortos em ação no Haiti.

Com informações do Poder 360

Para ler a matéria na íntegra acesse nosso link na pagina principal do Instagram. www: professsortaciano medrado.com  e  Ajude a aumentar a nossa comunidade.

AVISO: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Blog do professor Taciano Medrado. Qualquer reclamação ou reparação é de inteira responsabilidade do comentador. É vetada a postagem de conteúdos que violem a lei e/ ou direitos de terceiros. Comentários postados que não respeitem os critérios podem ser removidos sem prévia notificação.

Faça um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem