NOTICIAS INTERNACIONAIS: A polícia belga encontra mais de 1,5 milhões em dinheiro nas buscas do vice-presidente do PE e ex-deputado

A Vice-Presidente do Parlamento Europeu, Eva Kaili. / DPA© Fornecido por News 360

Da Redação

Pelo menos 1,5 milhões de euros em dinheiro faz parte dos bens apreendidos pela polícia belga durante as buscas nas casas de uma vice-presidente do Parlamento Europeu, Eva Kaili, demitida pela instituição na terça-feira, e do antigo deputado italiano Pier Antonio Panzeri, na macro operação de um esquema de alegados subornos do Qatar para ganhar peso político e económico em Bruxelas. As informações são de Pedro Santos do News 360

Ao lado de Panzeri e Kaili, ambos da família social-democrata europeia, Francesco Giorgi - parceiro e assistente parlamentar de Kaili - e uma quarta pessoa permanecem sob custódia no âmbito da investigação. Todos deverão comparecer perante o Tribunal de Primeira Instância em Bruxelas na quarta-feira.

Segundo relatos da imprensa local, foi a detenção do pai de Eva Kaili na sexta-feira passada num hotel de Bruxelas com uma mala cheia de "várias centenas de milhares de euros" em dinheiro que serviu para provar o "flagrante delito" que permitiu às autoridades prender o então Vice-Presidente do PE e revistar o seu apartamento apesar da sua imunidade parlamentar.

A advogada de Kaili, falando à estação de televisão grega Open TV, disse que a sua cliente não tinha "nada a ver" com o alegado suborno do Qatar e era "inocente", embora não esclarecesse a origem do dinheiro encontrado na sua casa.

Desde sexta-feira, a polícia efetuou cerca de 20 buscas nos gabinetes de vários deputados e assistentes parlamentares na sede do Parlamento Europeu em Bruxelas, e verificou-se que um dos inquiridos foi o deputado socialista belga Marc Tarabella.

Em declarações aos meios de comunicação social de Estrasburgo (França), o líder do grupo Socialista e Democrata (S&D) no Parlamento Europeu, Iratxe García, disse que o deputado europeu foi suspenso até que a investigação esclarecesse os factos.

Embora Kaili tenha sido expulsa do seu partido (PASOK) e demitida como vice-presidente do MPE ou Tarabella suspensa do seu grupo parlamentar, nenhuma das duas irá perder o seu assento parlamentar.

Para ler a matéria na íntegra acesse nosso link na pagina principal do Instagram. www: professsortaciano medrado.com  e  Ajude a aumentar a nossa comunidade.

AVISO: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Blog do professor Taciano Medrado. Qualquer reclamação ou reparação é de inteira responsabilidade do comentador. É vetada a postagem de conteúdos que violem a lei e/ ou direitos de terceiros. Comentários postados que não respeitem os critérios podem ser removidos sem prévia notificação.

Faça um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem