Governo Bolsonaro publica portaria no DOU e Defesa passa a ter órgão que interpreta Constituição

Foto: Rodrigo Viana/Senado Federal 

Governo Bolsonaro publicou uma portaria no Diário Oficial da União (DOU) que aprova o regimento interno da Consultoria Jurídica Junto ao Ministério da Defesa. O órgão já existia e, agora, passa a ter oficialmente, como uma de suas atribuições, “fixar a interpretação da Constituição”.

A portaria normativa é assinada por Bruno Bianco, chefe da Advocacia-Geral da União (AGU), órgão subordinado à Presidência. Ela foi assinada no dia 16 deste mês e publicada no dia 20.

O órgão tem objetivo de prestar assessoria e consultoria jurídica ao Ministério da Defesa e aos Comandantes da Marinha, do Exército e da Aeronáutica.

De acordo com a portaria, o artigo 1º do regimento interno estabelece que o órgão deve “fixar a interpretação da Constituição, das leis, dos tratados e dos demais atos normativos, a ser uniformemente seguida na área de atuação do Ministério quando não houver orientação normativa do Advogado-Geral da União”.

A consultoria jurídica é composta por integrantes da Advocacia-Geral da União e subordinada administrativamente ao ministro da Defesa. Atualmente, o ministro é o general Paulo Sérgio Nogueira.

Esse tipo de assessoria jurídica já existe, com a mesma finalidade, em outras pastas, como no Ministério da Cidadania e na Educação.

Fonte: Gazeta Brasil

Para ler a matéria na íntegra acesse nosso link na pagina principal do Instagram. www: professsortaciano medrado.com  e  Ajude a aumentar a nossa comunidade.

AVISO: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Blog do professor Taciano Medrado. Qualquer reclamação ou reparação é de inteira responsabilidade do comentador. É vetada a postagem de conteúdos que violem a lei e/ ou direitos de terceiros. Comentários postados que não respeitem os critérios podem ser removidos sem prévia notificação.

Compartilhe:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LEITORES ONLINE

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

Postagens mais visitadas

Marcadores

Seguidores

Arquivo do blog

TM TV

PARCEIROS