CURIOSIDADE: Por que 8 de dezembro é feriado só em alguns Estados e cidades do Brasil?

© Robert Mcgrath/Getty Images

Da Redação

O dia é considerado feriado apenas em cidades e Estados brasileiros que possuem leis específicas — que podem ser municipais ou estaduais.

Entre os Estados, Maranhão e Amazonas são os únicos que possuem legislação que promulga o feriado em todos as cidades e municípios.

Há, no entanto, outras 20 cidades espalhadas pelo Brasil que tem a data como feriado. São elas:

Recife;

Salvador;

João Pessoa;

Maceió;

Aracaju;

Belém;

Belford Roxo;

Belo Horizonte;

Bragança Paulista;

Campina Grande;

Campinas;

Diadema;

Franca;

Itanhaém;

Pereiras;

Piracicaba;

Presidente Prudente;

Santa Maria;

São José do Rio Preto;

Teresina;

O dia 8 de dezembro pode ser considerado ponto facultativo em outras cidades, o que significa que a dispensa do expediente e funcionamento de serviços pode ou não acontecer, a depender de cada estabelecimento.

A definição da data como ponto facultativo ocorre com um ano de antecedência e é divulgada por meio de decreto publicado no Diário Oficial.

As diferentes denominações para a Virgem Maria

A lista de títulos atribuídos à Virgem Maria na fé católica é extensa e varia a depender de cada país e da devoção do povo.

Alguns dos nomes são atribuídos por manifestações que os fiéis acreditam ter ocorrido em determinado lugar. Ela é chamada, por exemplo, de Nossa Senhora da Abadia por conta de uma imagem encontrada perto da Abadia de Bouro, na arquidiocese de Braga, em Portugal.

Outro título, Nossa Senhora das Angústias, refere-se à história bíblica ao relembrar as angústias de Maria ao presenciar a paixão e morte de Jesus.

Já a denominação comemorada em 8 de dezembro foi designada pelo dogma da Virgem Maria como uma mulher pura, livre de todo o pecado desde sua concepção.

- Este texto foi publicado em https://www.bbc.com/portuguese/brasil-63877015

Para ler a matéria na íntegra acesse nosso link na pagina principal do Instagram. www: professsortaciano medrado.com  e  Ajude a aumentar a nossa comunidade.

AVISO: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Blog do professor Taciano Medrado. Qualquer reclamação ou reparação é de inteira responsabilidade do comentador. É vetada a postagem de conteúdos que violem a lei e/ ou direitos de terceiros. Comentários postados que não respeitem os critérios podem ser removidos sem prévia notificação.

Faça um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem