TEMPOS SOMBRIOS- PARTE VI - Sob a gestão do governo Lulapetista o Brasil corre risco sério de enfrentar recessão sem âncora fiscal, tem que ter um teto (de despesas), diz Meirelles

Henrique Meirelles© Thomson Reuters

Da Redação

O ex-ministro da Fazenda Henrique Meirelles reafirmou nesta terça-feira que o país precisará aprovar um "waiver" (licença) para conseguir acomodar suas despesas em 2023, mas frisou que é fundamental que depois disso seja aprovada uma âncora fiscal clara.

"Tem que se ter uma âncora, tem que ter um teto (de despesas), o limite tem que ser claro porque caso contrário o país pode, e corre o risco sério, de voltar a um clima de recessão", afirmou Meirelles durante a conferência Lide Brazil, em Nova York.

Meirelles, que também já presidiu o Banco Central, disse que o caminho para o controle fiscal passa por uma reforma administrativa que inclua medidas como a extinção de estatais que não cumprem mais as funções para as quais foram criadas e a revisão de benefícios tributários.

Já para 2023, será preciso aprovar uma excepcionalidade à regra do teto de gastos para viabilizar a continuidade do pagamento de 600 reais às famílias de baixa renda, disse Meirelles.

Ele também destacou que os parâmetros usados na formulação do Orçamento do ano que vem estão defasados, o que fortalece a necessidade de ajustes.

Com informações de Isabel Versiani Reuters

Para ler a matéria na íntegra acesse nosso link na pagina principal do Instagram. www: professsortaciano medrado.com  e  Ajude a aumentar a nossa comunidade.

AVISO: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Blog do professor Taciano Medrado. Qualquer reclamação ou reparação é de inteira responsabilidade do comentador. É vetada a postagem de conteúdos que violem a lei e/ ou direitos de terceiros. Comentários postados que não respeitem os critérios podem ser removidos sem prévia notificação.

Compartilhe:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LEITORES ONLINE

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

Postagens mais visitadas

Marcadores

Seguidores

Arquivo do blog

TM TV

PARCEIROS