Prefeitura de Juazeiro realiza oficina voltada para o aproveitamento integral de alimentos em comunidade do interior

 


A Prefeitura de Juazeiro, através da Agência de Desenvolvimento Econômico, Agricultura e Pecuária (ADEAP) realizou na última sexta-feira (25) mais uma oficina de capacitação voltada para o aproveitamento integral de alimentos e alimentação saudável. A ação fez parte da programação da 2ª Amostra de Arte e Empreendedorismo realizada pela Escola Municipal 15 de julho, no distrito de Maniçoba e teve como
público-alvo os alunos e professores da referida escola.

A Oficina

Cerca de 30 pessoas participaram da capacitação que abordou o aproveitamento da banana na sua totalidade, utilizando a massa, a casca e o mangará (coração da banana). A gerente de capacitação sustentável da Adeap, Ataildes Pinheiro, responsável por conduzir a capacitação, explica que o objetivo do projeto é incentivar o aproveitamento integral dos alimentos, evitando assim o desperdício, transformando o que seria lixo em pratos deliciosos e nutritivos. Além disso, os participantes têm a oportunidade de aprender pratos que podem ser comercializados e assim gerar renda própria.

“Todos aprenderam a fazer o beneficiamento dessa cultura na sua totalidade, passamos as orientações sobre como fazer o brigadeiro da casca e polpa da banana, sonho da polpa e casca da banana, carne maluca da casca da banana, refogado criativo do coração da banana, ou seja eles saem hoje dessa oficina sabendo aproveitar cada parte da banana”, explica a gerente de capacitação sustentável da Adeap, Ataildes Pinheiro.

Aprovação

O professor Ademilson Bispo foi um dos participantes da oficina, ele conta que a oficina foi fundamental para a comunidade, que está localizada num Projeto de Irrigação. “Nossa escola está localizada numa área produtora de frutas, onde há um grande desperdício das mesmas. Agora já sabemos como aproveitar, reaproveitar, utilizar a casca que antes era dispensada. Um momento valoroso que agregou muito conhecimento para todos”, avaliou o educador.

De acordo com o gestor da Adeap, Assis da Apolo, esta não é a primeira oficina que acontece este ano. “Fizemos uma na semana do meio ambiente, focada do aproveitamento da palma e do mandacaru e dentro do Projeto “Adeap Itinerante cuidando do interior”, sempre realizamos as oficinas, como forma de incentivar a total aproveitamento dos alimentos característicos da nossa região, pois a gestão Suzana Ramos que entende que o crescimento deve ser desenvolvido de forma sustentável”. Pontuou Assis da Adeap.

Ascom PMJ

PMJPara ler a matéria na íntegra acesse nosso link na pagina principal do Instagram. www: professsortaciano medrado.com  e  Ajude a aumentar a nossa comunidade.

AVISO: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Blog do professor Taciano Medrado. Qualquer reclamação ou reparação é de inteira responsabilidade do comentador. É vetada a postagem de conteúdos que violem a lei e/ ou direitos de terceiros. Comentários postados que não respeitem os critérios podem ser removidos sem prévia notificação.

Faça um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem