POLIOMIELITE: Juazeiro intensifica ações de rotina e alerta pais e responsáveis sobre a necessidade do esquema vacinal completo contra a doença

Mesmo com o fim da campanha, Juazeiro tem mantido suas ações de combate à Poliomielite em suas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) na sede e interior. A Secretaria de Saúde (Sesau) tem intensificado a busca ativa de crianças em escolas e creches para aumentar a cobertura vacinal no município, bem como desenvolvendo ações junto à comunidade.

Atualmente, pouco mais de 8.200 crianças - de 1 ano a menores de 5 anos - receberam a dose da vacina contra a Poliomielite durante a campanha. O número corresponde a 56,88% do público-alvo. "Convocamos pais e responsáveis para que assegurem a vacina de suas crianças. Ela é oferecida nas Unidades Básicas de Saúde rotineiramente. E a baixa adesão à vacinação se mostra um risco à saúde, pois pode abrir caminho para a volta da doença, já erradicada no Brasil desde 1994", alerta o Secretário de Saúde, Fernando Costa. Tal número, é um reflexo da situação do país,  que segundo dados do Ministério da Saúde, alcançou uma marca inferior a 70% de imunização nesta campanha.

Esquema Vacinal 

Mesmo sendo uma vacina de rotina ofertada na rede, a gestão municipal reforça, mais uma vez, que os pais e responsáveis procurem a Unidade Básica de Saúde do seu bairro, para que ela seja administrada em crianças de 2, 4 e 6 meses de vida, reforço com 1 ano e 3 meses, e aos 4 anos de idade. Para vacinar é preciso levar o RG, CPF ou Cartão SUS da criança e a caderneta de vacinação.

Também esta semana, a Vacinação Itinerante disponibilizará a vacina contra a Pólio.  Na quarta-feira (9) estará na Escola Municipal de Educação Infantil Gentil Damásio, no bairro Alto da Aliança, nos períodos da manhã e tarde. E na quinta-feira (10), será na Escola Municipal Professora Carmem Costa, no mesmo bairro e nos dois turnos. A equipe de imunização chama atenção para que os pais enviem o cartão de vacinação das crianças para a escola, junto com um documento.

 Ascom/Sesau/PMJ

Para ler a matéria na íntegra acesse nosso link na pagina principal do Instagram. www: professsortaciano medrado.com  e  Ajude a aumentar a nossa comunidade.

AVISO: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Blog do professor Taciano Medrado. Qualquer reclamação ou reparação é de inteira responsabilidade do comentador. É vetada a postagem de conteúdos que violem a lei e/ ou direitos de terceiros. Comentários postados que não respeitem os critérios podem ser removidos sem prévia notificação.

Faça um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem