JUAZEIRO-BAHIA: Fisioterapeutas do Cerpris iniciam treinamento para dispensa de cadeiras posturais a pacientes paraplégicos e tetraplégicos


A equipe de fisioterapeutas do Centro de Reabilitação, Prevenção e Inclusão Social (Cerpris), da Prefeitura de Juazeiro, através da Secretaria de Saúde (Sesau), está a postos para receber mais um curso para qualificar o serviço que vem sendo ofertado à população. O curso prático e teórico faz parte da primeira etapa da renovação do Programa de Cadeiras de Rodas da Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias e tem o foco na cadeira postural para pacientes que não têm controle do tronco, como tetraplégicos e paraplégicos.

A prefeita Suzana Ramos participou no início do curso para a renovação da parceria entre a Prefeitura de Juazeiro e a Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias. “Esse programa das cadeiras de rodas, que já vem acontecendo no município, tem ajudado muito a nossa população, não só de Juazeiro, mas da região, porque o Cerpris atende várias cidades do entorno. Agora vem com essa inovação, com modelos modernos, então vai ajudar muito essas crianças que precisam. Para mim, como mulher, como gestora e como mãe, que sempre fui sensível à saúde da população, fico muito feliz. Minha palavra é gratidão”, destacou Suzana Ramos.

A parceria entre a igreja e a prefeitura foi realizada há cerca de dois anos. Aproximadamente 400 cadeiras padrão foram entregues a pacientes que estavam há muito tempo na lista de espera por este tipo de equipamento. “No início da gestão, tínhamos uma fila de espera gigantesca de pacientes que aguardavam por cadeiras de rodas e outros equipamentos auxiliares de locomoção. Com a parceria com a igreja e a entrega de equipamentos através da Secretaria de Saúde, fechamos em quase 600 entregas. Com a renovação do programa e a continuidade da entrega pela Sesau, esperamos conseguir zerar a fila”, destacou a diretora do Cerpris, Verônica Pesqueira.

Os fisioterapeutas e terapeutas ocupacionais do Cerpris irão participar do curso durante toda a semana. São 40 horas ao todo. De acordo com um dos coordenadores do Programa de Cadeira de Rodas no Brasil da Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias, Fábio Móttola, o Cerpris é o primeiro centro de reabilitação que eles estão iniciando com este programa de cadeiras posturais no Brasil. “Estamos felizes por estarmos no Cerpris em Juazeiro, que é uma entidade muito parceria. Atendeu todos os requisitos da igreja. Nesse momento, a parceria foi identificar a demanda em um ano. Já existe uma demanda reprimida, mas caso a demanda seja maior, a gente aumenta este número se preciso”, disse. Para esta renovação, são esperadas, pelo menos, 250 cadeiras entre padrão e postural.

Fluxo

Pacientes que possuam deficiência podem buscar o Cerpris, de segunda a sexta-feira, das 7h às 17h. “A demanda para este acolhimento é espontânea. O paciente pode procurar pelo Serviço Social ou ir até a recepção do Cerpris. Caso necessário, ele é avaliado pelo ortopedista que vai avaliar qual a melhor cadeira. O usuário vai passar pela equipe multiprofissional de fisioterapeuta e terapeuta ocupacional para fazer a avaliação adequada de acordo com o tamanho, peso e altura”, explicou Verônica Pesqueira.

Cerpris

O Cerpris fica localizado na Rua José Araújo, 205, bairro Santo Antônio (próximo à Delegacia da Mulher) e funciona de segunda a sexta-feira, das 7h às 17h. O telefone para contato é o (74) 3612-1866. O Cerpris atende 28 municípios da macrorregião norte da Bahia.

 

Ascom Sesau PMJ

Fotos: Luan Medrado

Para ler a matéria na íntegra acesse nosso link na pagina principal do Instagram. www: professsortaciano medrado.com  e  Ajude a aumentar a nossa comunidade.

AVISO: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Blog do professor Taciano Medrado. Qualquer reclamação ou reparação é de inteira responsabilidade do comentador. É vetada a postagem de conteúdos que violem a lei e/ ou direitos de terceiros. Comentários postados que não respeitem os critérios podem ser removidos sem prévia notificação.

Faça um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem