JUAZEIRO-BAHIA: Criado na gestão da prefeita Suzana Ramos, Ambulatório de Curativos Especiais de Juazeiro já realizou quase 1.200 atendimentos e pacientes agradecem


Em 8 meses de implantação, o Ambulatório de Curativos Especiais, da Prefeitura de Juazeiro, através da Secretaria de Saúde tornou-se um grande serviço especializado de referência no município para o tratamento de ferimentos crônicos. O local já realizou quase 1.200 atendimentos de pessoas com problemas de úlceras venosas, pés diabéticos, entre outros, que já conviviam há meses e até anos com ferimentos que não cicatrizavam. Pacientes e familiares que fazem acompanhamento no Ambulatório de Curativos Especiais, criado na gestão da prefeita Suzana Ramos, expressam gratidão com os resultados em pouco tempo sendo acompanhado no local.

Dona Lucelia Conceição da Mota, 61 anos é diabética e hipertensa. A idosa precisou ficar internada com pé diabético, teve complicações e foi transferida para Salvador. Na capital baiana, ela teve que amputar a metade do pé esquerdo e ao retornar para Juazeiro, foi encaminhada para fisioterapia, o que não deu certo. “Encaminharam-me para o Ambulatório de Curativos Especiais, onde fui atendida pela enfermeira Tatiana Benevides. Na primeira avaliação que tive fui informada que não poderia continuar com as sessões de fisioterapia, porque as lesões não estavam cicatrizadas, principalmente o calcanhar. Aqui o tratamento com curativos especiais durou dois meses. O Ambulatório de Curativos Especiais é de extrema importância, pois tem ajudado vários pacientes com suas lesões que não havia soluções nem esperança e ela trouxe esperança para estes pacientes”, contou a paciente do Ambulatório de Curativos Especiais.

A prefeita Suzana Ramos e o secretário de Saúde, Fernando Costa, inauguraram o Ambulatório em 8 de março deste ano. “Criamos o Ambulatório de Curativos Especiais para cuidar daquelas situações de ferimentos que não são facilmente tratáveis, com curativos diferenciados. Este é o cuidado com a saúde que estamos implantando em Juazeiro”, ressaltou Suzana Ramos.

Atualmente, cerca de 10 pacientes são atendidos por dia no Ambulatório de Curativos Especiais. 84 pessoas estão cadastradas para tratar ferimentos crônicos. 38 pacientes já receberam alta. “Atualmente há prevalência no Ambulatório de úlceras venosas e diabéticas, mas nós fazemos para todas as lesões, até traumáticas e amputações”, destacou a enfermeira especialista em curativos especiais, Tatiana Benevides.

Os pacientes atendidos no Ambulatório de Curativos Especiais são encaminhados pelas Unidades Básicas de saúde (UBSs). Os atendimentos são realizados no prédio do Centro Regional de Reabilitação, Prevenção e Inclusão Social (Cerpris) de Juazeiro.

Mais agradecimento pelo serviço

Dona Mara, esposa de seu Laurêncio Alves de Oliveira, reconhece a importância do Ambulatório para o tratamento do seu marido. “Se não fosse esse cuidado talvez ele tivesse perdido a perna e nem estivesse vivo. O ambulatório foi a melhor coisa que existiu para as pessoas que têm problema de amputação com um tratamento maravilhoso, com uma profissional de excelência. Isso é satisfatório demais. Só temos que agradecer a Deus”, destacou a esposa do paciente.

O secretário de saúde, Fernando Costa, ressalta a atenção dada pela Sesau aos pacientes no município. “Conseguimos realizar este sonho antigo da prefeita Suzana Ramos que via sempre pacientes que sofriam com ferimentos difíceis de cicatrização. O Ambulatório de Curativos Especiais foi um ganho enorme para o município. É uma inovação”, disse o secretário.

 

Ascom Sesau PMJ

Para ler a matéria na íntegra acesse nosso link na pagina principal do Instagram. www: professsortaciano medrado.com  e  Ajude a aumentar a nossa comunidade.

AVISO: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Blog do professor Taciano Medrado. Qualquer reclamação ou reparação é de inteira responsabilidade do comentador. É vetada a postagem de conteúdos que violem a lei e/ ou direitos de terceiros. Comentários postados que não respeitem os critérios podem ser removidos sem prévia notificação.

Faça um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem