Gettr aciona STF sobre exclusão do perfil de Carla Zambelli: “não se pode haver sigilo para quem é efetivamente legítimo interessado ou parte na causa”

Foto reprodução Internet/Google

A rede social Gettr acionou o STF (Supremo Tribunal Federal) nesta 3ª feira (8.nov.2022) para ter acesso ao processo sigiloso do TSE (Tribunal Superior Eleitoral) que determinou a exclusão do perfil da deputada federal Carla Zambelli (PL-SP) na plataforma. Eis a íntegra do pedido (344 KB).

O TSE determinou a retirada do ar da página de Zambelli na rede social, assim como em outras plataformas –Facebook, Instagram, Twitter, TikTok, LinkedIn, YouTube, WhatsApp e Telegram. A Gettr é popular entre os apoiadores do presidente Jair Bolsonaro (PL).

No documento, a plataforma solicita o acesso total ou parcial aos documentos do processo por parte dos advogados da rede social. Segundo os representantes da Getrr, “não se pode haver sigilo para quem é efetivamente legítimo interessado ou parte na causa” e que não ter aos documentos “inviabiliza até mesmo a escolha do mecanismo de defesa a ser utilizado “.

Na 6ª feira (4.nov), o juiz auxiliar do ministro Alexandre de Moraes, Marco Antonio Martin Vargas, negou o pedido da rede social para restabelecer a página de Zambelli.

A deputada teve suas contas nas redes sociais suspensas em 1º de novembro depois de decisão do TSE

Na 4ª feira (2.nov), a congressista foi proibida por Martin Vargas de criar novos perfis nas plataformas até a diplomação de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) como presidente da República, o que deve ser feito até 19 de dezembro. Porém, no mesmo dia, Zambelli fez novas contas, que também já foram derrubadas em decisões sigilosas do TSE.

O fundador e CEO da Gettr, Jason Miller, era porta-voz do ex-presidente dos Estados Unidos, Donald Trump.

De acordo com o site oficial da plataforma, houve um aumento de 500% nas inscrições do Brasil depois da eleição presidencial, o que representou um crescimento de 20% no número de usuários brasileiros. Só desde o 2º turno, em 30 de outubro, a rede recebeu mais de 225 mil novas contas. Os brasileiros representam 17,4% de todos os usuários do Gettr.

Os brasileiros migraram ao Gettr na última semana porque sabem que a plataforma defenderá seu direito de se expressar livremente e salvaguardar sua capacidade de acessar informações importantes sobre questões de seu interesse “afirmou Miller.

Com informações do Poder 360

Para ler a matéria na íntegra acesse nosso link na pagina principal do Instagram. www: professsortaciano medrado.com  e  Ajude a aumentar a nossa comunidade.

AVISO: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Blog do professor Taciano Medrado. Qualquer reclamação ou reparação é de inteira responsabilidade do comentador. É vetada a postagem de conteúdos que violem a lei e/ ou direitos de terceiros. Comentários postados que não respeitem os critérios podem ser removidos sem prévia notificação.

Faça um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem