EDUCAÇÃO: Momento formativo com coordenadores pedagógicos da rede municipal de ensino de Juazeiro promove assertividade em sala de aula para educação infantil


O uso de materiais didáticos inovadores na rede municipal de ensino de Juazeiro é uma das ações da Secretaria de Educação e Juventude (Seduc), visando melhorar a qualidade da educação, garantindo reforço no aprendizado. Dando continuidade ao processo formativo dos profissionais da rede municipal e para adequar a prática pedagógica, a partir do compartilhamento de experiências obtidas durante o ano, coordenadoras pedagógicas participaram, nesta terça-feira (8), de uma formação voltada para a reflexão sobre a pedagogia transmissiva x pedagogia participativa, as concepções de infância e a documentação pedagógica das turmas de Educação Infantil.

O momento foi conduzido pelas formadoras vinculadas à Editora Zênite, responsável pela produção do material estruturado Toriba e aconteceu no auditório da Seduc. Na ocasião, foram apresentadas diversas orientações e o público ainda pôde tirar dúvidas, interagir com as palestrantes e trocar conhecimentos entre as escolas, a partir do compartilhamento de experiências obtidas durante o ano com o uso do material estruturado.

Lêda Cristina Gonçalves é coordenadora na Escola Municipal de Educação Infantil Luzinete de Oliveira. Para ela, o momento de aprendizagem é importante para levar para escola novos conhecimentos. “Estamos aqui também socializando muitos trabalhos que são realizados em nosso município, através da educação infantil, as experiências de cada localidade e escola, e isso é importante para o nosso crescimento”, explicou a coordenadora.

Já Juliana Fonseca de Souza destacou a importância do momento para consolidação das ações. “O momento é importante porque a gente consolida as ações do ano inteiro. É uma proposta muito interessante e desafiadora, mas estamos aqui para somar e potencializar toda a aprendizagem, reunidos justamente para fazer essa avaliação, que com certeza é satisfatória, porque o material é muito rico e bom para as crianças”, contou a coordenadora que atua nas escolas municipais Manoel Nunes Amorim e Oscarlina Tanuri.

Processo contínuo

Juliana Didyk é uma das formadoras vinculadas à editora e contou que o diferencial de Juazeiro é trazer as formações para coordenadoras pedagógicas, além dos professores. De acordo com a formadora, são realizados quatro encontros anuais, divididos para os dois grupos, reforçando reflexões e compartilhando experiências.

“Esse momento que estamos tendo com as coordenadoras, já tivemos com os professores em setembro. A gente retoma os mesmos assuntos para que as escolas possam ter as mesmas reflexões e caminhada. É muito gratificante vir para cá, porque elas têm muita bagagem e conteúdo e nós temos a mesma prática pedagógica e concepções de infância alinhadas à pedagogia apresentada no material”, explicou Juliana.

Ascom/Seduc/PMJ

Para ler a matéria na íntegra acesse nosso link na pagina principal do Instagram. www: professsortaciano medrado.com  e  Ajude a aumentar a nossa comunidade.

AVISO: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Blog do professor Taciano Medrado. Qualquer reclamação ou reparação é de inteira responsabilidade do comentador. É vetada a postagem de conteúdos que violem a lei e/ ou direitos de terceiros. Comentários postados que não respeitem os critérios podem ser removidos sem prévia notificação.

Faça um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem