É DANDO QUE SE RECEBE: Lula sinaliza os primeiros nomes cotados para compor a equipe de governo. A garota propaganda Simone Tebet e o Senador "Dpvat" Randolfe Rodrigues estão na lista. Confira!

Foto reprodução - TV Globo

Da Redação

Conforme ja dito por Lula de que o seu ministério seria formado por políticos e não técnicos, segundo o Estadão, Lula já deu sinais das possíveis composições que devem ocorrer no próximo governo. Ao lado de Lula, estavam o vice-presidente eleito Geraldo Alckmin (PSB), seu rival em outras ocasiões; os senadores Randolfe Rodrigues (Rede), Simone Tebet (MDB) e Eliziane Gama (Cidadania); o prefeito do Recife, João Campos (PSB); a deputada federal eleita Marina Silva (Rede); os ex-ministros Alexandre Padilha (PT) e Celso Amorim, entre outros.

Alexandre Padilha

Médico, foi ministro da Saúde do governo Dilma e secretário da Saúde da capital paulista na gestão de Fernando Haddad (PT). Foi ministro da Coordenação Política do ex-presidente Lula. Nestas eleições, foi eleito deputado federal por São Paulo. É filiado ao PT desde os 17 anos de idade.

Aloizio Mercadante

Foi senador entre 2003 e 2010. Assumiu o Ministério da Ciência e Tecnologia entre 2011 e 2012, no governo de Dilma Rousseff, e a Educação entre 2015 e 2016. Ele é formado em Economia pela Universidade de São Paulo e lecionou na Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP).

Aloysio Nunes

Foi deputado estadual, deputado federal e senador pelo PSDB. Foi um dos primeiros tucanos da “velha guarda” a anunciar apoio a Lula nestas eleições. Foi ministro da Justiça no governo de Fernando Henrique Cardoso (PSDB), entre 2001 e 2002; ministro-chefe da Secretaria-Geral da Presidência no mesmo governo, entre 1999 e 2001; e ministro das Relações Exteriores de Michel Temer. Também foi vice-governador de São Paulo.

Felipe Salto

É secretário da Fazenda da gestão de Rodrigo Garcia (PSDB) em São Paulo. Formou-se em Economia pela Fundação Getúlio Vargas (FGV-SP) e é especialista em Administração Pública, Governo e Finanças Públicas. Foi diretor-executivo da Instituição Fiscal Independente (IFI) do Senado entre 2016 e 2022.

Fernando Haddad

Foi ministro da Educação de 2005 a 2012, nos mandatos de Lula e Dilma. Se descompatibilizou do cargo para disputar a Prefeitura de São Paulo, cargo para o qual foi eleito. Perdeu a reeleição para João Doria (PSDB) em 2016. Em 2018, disputou a Presidência da República e perdeu para Jair Bolsonaro. Neste ano, disputou o governo de São Paulo e perdeu para Tarcísio de Freitas. É professor da Universidade de São Paulo (USP).

Marina Silva

Foi ministra do Meio Ambiente de 2003 a 2008, no governo Lula, e deixou o cargo por desentendimentos com a condução da Casa Civil, à época chefiada por Dilma. Rompeu definitivamente com o PT em 2014, quando foi alvo de campanha difamatória pelo partido na disputa da Presidência da República. Foi senadora pelo Acre de 1995 a 2011. Já passou pelo PV, PT, PSB e hoje é filiada à Rede.

Randolfe Rodrigues

É senador pelo Estado de Amapá e líder da oposição no Senado. Natural de Garanhuns (PE), município ‘colado’ em Caetés, onde Lula nasceu. Foi vice-presidente da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Covid. Foi um dos coordenadores da campanha do petista ao Planalto. É formado em História pela Universidade Federal do Amapá.

Simone Tebet

Senadora, foi candidata à Presidência nas Eleições 2022, terminando a disputa em terceiro lugar. Em 2002, foi eleita deputada estadual no Mato Grosso do Sul. Em 2004, assumiu a prefeitura de Três Lagoas (MS), sua cidade natal. Ficou no cargo até 2010, quando foi eleita vice-governadora do Estado. Ganhou projeção nacional quando participou da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Covid.

Wellington Dias

Foi senador pelo Piauí entre 2011 e 2019. Governou o Estado por quatro mandatos, de 2003 a 2010 e de 2014 a 2022. É filiado ao PT desde 1985.

Com informações do Estadão

Para ler a matéria na íntegra acesse nosso link na pagina principal do Instagram. www: professsortaciano medrado.com  e  Ajude a aumentar a nossa comunidade.

AVISO: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Blog do professor Taciano Medrado. Qualquer reclamação ou reparação é de inteira responsabilidade do comentador. É vetada a postagem de conteúdos que violem a lei e/ ou direitos de terceiros. Comentários postados que não respeitem os critérios podem ser removidos sem prévia notificação.

Faça um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem